Lançada marca do Centro Histórico de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/11/2019

Confira o Vídeo sobre a Criação da Marca realizado pelo Curso Design da UFN para Santa Maria  - Vídeo UFN TV.

A Marca do Centro Histórico de Santa Maria, RS, foi lançada em atividade desenvolvida na Feira de Indústria e Comércio de Santa Maria. O trabalho é resultado da integração de diversas frentes entre elas, a Universidade Franciscana – UFN, Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria-CACISM, Sebrae, Coletivo Memória Ativa, Associação da Vila Belga, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e proprietários do Hotel Dom Rafael, Mercado da Vila Belga. A Marca foi lançada na segunda-feira, dia 11.

Rodrigo Décimo da Cacism iniciou lembrando de uma experiência em Florianópolis onde inovação, preservação do patrimônio caminham juntos e o movimento de inovação de Santa Maria assim como a integração deste e diversos setores interessados na valorização do Centro Histórico. Posteriormente a marca criada pelo professor Roberto Gerhardt do curso de Design da UFN foi apresentada.

Melina Guterres, integrante do coletivo Memória Ativa e criadora da Rede Sina traz a importância do conhecimento para valorização do patrimônio cultural e o acervo da arquitetura de Art Déco existente na cidade. Myrna Myrna Floresta Presidente da Associação da Vila Belga, que vive na área histórica conta que mais investidores tem buscado abrir negócios no local e lembra a importância do espaço ser preservado em sua estrutura.

Anelis Flores e Clarissa de Oliveira Pereira, professoras de Arquitetura e Urbanismo UFN trouxeram um trabalho realizado junto também com os professores Francisco Queruz, Rafael Portela e alunos ao qual apresentam uma atualização do levantamento em três escalas, urbanística da Av. Rio Branco, uma paisagística do Largo da Estação da Gare e uma escala arquitetônica da Gare e detalhamentos.

André Blos, gerente regional do Sebrae falou que há empresários que já estão na região e ainda desconhecem o valor patrimonial do local, Irani Rupolo, reitora da UFN, chamou o encontro de um grande coletivo, ela acredita que o movimento contribuirá para o que o conhecimento se propague assim como o desenvolvimento da economia da região. Também lembrou da importância do documentário do jornalista Marcelo Canellas (a ser exibido na Globo News) que fala sobre Art Déco e preservação do patrimônio cultural de Santa Maria.

Na ocasião o prefeito Jorge Pozzobom, diante também de representantes da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM presentes no local, lembrou o recente caso de ofensas do Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, a qual esteve presente no lançamento. O prefeito criticou a atitude de Hang e pediu um salva de palmas a universidade. Sobre a região do Centro Histórico, lembrou a realização da pavimentação da Av. Rio Branco, projetos iluminação pública para Avenida, restauração do calçadão e importância do Memorial da Kiss (referente a tragédia onde 242 jovens faleceram numa boate em Santa Maria).

Jornalista Melina Guteres – Rede Sina