Laboratório de Fotografia e Memória realiza exposição em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/08/2019

Texto e imagens: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo

O Laboratório de Fotografia e Memória (LABFEM) da Universidade Franciscana organizou uma intervenção fotográfica no Pátio do Conjunto III da IES. As imagens expostas foram produzidas nas disciplinas de fotografia, ministradas pela professora Laura Elise Fabrício, presentes nos cursos de Arquitetura e Urbanisno, Design, Design de Moda, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

Penduradas por um prendedor de roupa, em um varal feito de corda. Assim são os varais que seguram as mais de 500 fotografias datadas entre os anos de 2017 e 2018. A exposição foi montada por um mutirão, composto por monitores, voluntários e alunos, na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto, data em que se comemora o Dia Mundial da Fotografia.

De acordo com a professora Laura Fabrício, que atua na UFN há 16 anos, a exposição acontece todos os anos e busca, além de brindar o Dia Mundial da Fotografia, trabalhar com a culturalização da imagem. “Há nessa exposição uma diversificação de estilos fotográficos e olhares, por conta dos diversos cursos para os quais dou aula. Isso nos faz, então, dar gosto de montar essa exposição e brindar essa data, que é tão importante, e trata de um dispositivo que é fundamental hoje para a sociedade moderna”, afirma a docente.

Em todas as disciplinas de fotografia, uma das tarefas finais de cada semestre é a entrega de um conjunto de 3 a 5 fotos feitas pelo acadêmico ao longo do semestre. Estas ficam reunidas no LABFEM até o dia da exposição, quando podem ser apreciadas pelos demais acadêmicos e cursos que transitam pela Instituição. “O objetivo é trabalhar com a linguagem fotográfica para que as pessoas a absorvam e consumam de uma maneira bem simples, sem muita poupa nem circunstância, mas que valoriza o que os alunos produzem em sala de aula”, avalia Laura.

Ainda, de acordo com a professora, a exposição também busca incentivar a própria comunidade acadêmica que aprecia a fotografia. “A gente realiza essa intervenção para reforçar a sensibilidade do olhar, para trazer um ambiente alegre para a comunidade acadêmica, pois todo mundo gosta de ver, e acho que é uma maneira de valorizar esse dia, a fotografia e, principalmente, a fotografia produzida dentro da UFN”, afirma.

A intensão é que as mais de 500 fotografias fiquem expostas pelo entorno do Pátio do Conjunto III durante toda a semana (19 à 23/ago), onde poderão ser apreciadas pelos que por ali passarem. “Em todas as vezes em que organizei essa exposição, sempre venta ou chove, mas esse ano nós temos a expectativa de tempo bom, então a exposição está no espaço de convívio do pátio justamente para ser vista”, finaliza.