Jornalismo promove sessão de cinema ao ar livre na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/09/2019

Imagens: divulgação / Jornalismo UFN

O Pátio do Conjunto III da Universidade foi palco de uma sessão de cinema ao ar livre, onde foi lançado o curta-metragem Post It. Produzido por estudantes do curso de Jornalismo da UFN, o suspense foi organizado na disciplina de Cinema II, e narra a vida de uma estudante universitária chamada Giovana (Dayana Ferreira). Conforme os dias vão passando, Giovana encontra post-its pela sua casa com mensagens diretas. Ela fica intrigada e desconfia de invasão domiciliar.

De acordo com uma das orientadoras da disciplina, professora Neli Mombelli, a proposta do curta é interessante porque, desde o início, o roteiro não possuía um único final. “Seguimos discutindo sobre o final do curta durante as gravações para ver qual seria a melhor forma de conduzir o desfecho que não precisava ser único. Desta forma, decidiu-se por deixar aberto à leitura do espectador, fortalecendo algumas das hipóteses que a turma gostava, que era a de uma trama de suspense com pitadas de paranormalidade”, explicou a docente.

Sobre a sessão ao ar livre, Neli ressaltou que foi instigante, porque, segundo ela, além do público que se programa para ir, ainda há chances de chamar a atenção de quem passa pelo local. “Espaços abertos são mais democráticos e é isso que o cinema é, uma arte democrática que busca o diálogo e a reflexão. Nossa sessão foi linda, com mais de 50 pessoas sentadas embaixo daquela árvore frondosa com um debate muito legal após a sessão sobre produção audiovisual”, finalizou.

Antes do lançamento do curta, foi exibido o segundo episódio do Janela Audiovisual, que vai ao ar todo sábado, às 20h, na TV Câmara, canal 18.2 na TV aberta digital. O programa estreou no dia 24 de agosto e reúne diversas produções audiovisuais realizadas no curso de Jornalismo da UFN. Esta temporada tem 14 episódios com cerca de meia hora cada e traz os mais diversos tipos de histórias e narrativas. Documentários, ficções, videoclipe e propostas experimentais abrangem temáticas sociais e plurais para fomentar a discussão na sociedade.