Jornada Nacional de Educação e Seminário Interdisciplinar Pibid da Unifra seguem com programação até esta sexta-feira Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/09/2016
Debater o ensino, ambiente e cultura é a proposta de dois eventos promovidos pelos cursos que integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Unifra. A XVIII Jornada Nacional de Educação e do VI Seminário Interdisciplinar PIBID/Unifra se iniciou em 13 de setembro, no Salão de Atos do Conjunto I, e segue até esta sexta-feira, 16 de setembro. As atividades têm como público-alvo os profissionais da educação básica e do ensino superior.

A conferência de abertura ocorreu com palestra do doutor em História Enrique Padrós. Ele tratará sobre “Educação, cultura e inclusão social em tempos de tensão”. O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) integra os conselhos editoriais das revistas História & Luta de Classes, Taller, Maracanan e Segle XX.

Além das conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, haverá também lançamento de quatro obras: “Solo do Rio Grande do Sul e sua relação com o clima”, da professora Elsbeth Léia Spode Becker, “Cartografia de Santa Maria-RS: diálogos entre traços, imagens e textos”, da professora Lia Margot Dornelles Viero, “Centro Universitário Franciscano: educação e empreendedorismo (1955-2015)” e “Mostra fotográfica e artística do curso de história” (livro digital), ambos da professora Roselâine Casanova Correa.  Os lançamentos serão realizados na quarta-feira, 14 de setembro, às 17h, no Salão Azul do Conjunto I.

O último dia de evento, que ocorre na sexta-feira, 16 de setembro, contará com uma atividade cultural e conferência de encerramento. O II Sarau – PIBID se propõe a mostrar os talentos dos participantes por meio de músicas e poemas. As inscrições são gratuitas, neste link

Já a conferência ministrada pela Drª. Isabel Cristina Moura Carvalho, tem como temática “Epistemologias ecológicas: por um mundo mais que humano”. A professora coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS e é líder do Grupo de Pesquisa “SobreNaturezas: Epistemologias Ecológicas” no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.