IX SIC da UFN reúne docentes e discentes para trabalhar a Iniciação Científica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/06/2019

Anualmente, a Universidade Franciscana realiza o Salão de Iniciação Científica, que busca divulgar, integrar e avaliar a pesquisa científica, tecnológica e de extensão desenvolvidas por estudantes e professores da IES. Promovendo, assim, um ambiente de discussão entre discentes e docentes, proporcionando essa integração científica, tecnológica e de extensão que existe na instituição, em diferentes áreas do conhecimento. 

Na abertura da atividade, a Diretora de Pesquisa da UFN e Coordenadora do IX SIC, Profa. Ivana Zanella, destacou que neste ano, 103 trabalhos foram desenvolvidos na IES, abrangendo as quatro áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Ciências Tecnológicas.

A Reitora, Profa. Iraní Rupolo, conceituou o SIC como uma oportunidade para a descoberta de vocações acadêmicas, ou seja, voltadas para a pesquisa científica. "As pessoas pensam que nem todos as áreas de estudo trabalham com iniciação científica. Mas, na realidade, todos os cursos, envolvendo professores e estudantes, devem pensar, fazer, desenvolver e descobrir maneiras para inserir a iniciação científica em seus estudos e pesquisas", ressaltou. 

O evento de iniciação científica começou na manhã desta terça-feira, 04 de junho, com a palestra de Silon Júnior Procath da Silva, coordenador de empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM – AGITTEC. Ele explanou sobre o 'Panorama da Inovação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul e no Brasil. 

No dia seguinte, 05 de junho, um painel sobre as ‘Trilhas da Carreira Acadêmica’ está marcado para ocorrer a partir das 9h, no Salão de Atos do Prédio 13, Conjunto III da UFN. Participam da roda de conversa os profissionais Fabiele Maurer, Rodrigo Braz Carlan, Samantha Nunes de Godoi, Vânia Bolzan Denardi e Laura Machado, todos egressos da UFN, dos cursos de Mestrado em Saúde Materno Infantil, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, Programa de Pós-graduação em Nanociências, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, respectivamente.


Além destes momentos de discussão, o SIC proporcionará aos inscritos a realização de 7 oficinas que abordarão temas de diferentes assuntos, como intercâmbio, atuação pós-formatura, pesquisa envolvendo seres humanos, entre outros. As oficinas serão realizadas a partir das 14h30, nos dias 04 e 05 de junho, em locais pré-determinados na programação do evento. 

Em concomitância à oficinas, das 14h às 18h, professores e estudantes estarão apresentando seus trabalhos científicos, em formato de pôsteres, no Hall do Prédio 15, Conjunto III da UFN. Prestigie!

A programação completa do IX Salão de Iniciação Científica da UFN pode ser acessada clicando aqui


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação