Intercambistas cursam Políticas de Saúde na Perspectiva Nacional e Internacional na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/04/2019

A cada ano, o curso de Enfermagem recebe e, pela primeira vez o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana recebeu estudantes de outros lugares do mundo, por meio de intercâmbio entre a UFN e outras instituições de ensino superiores, para cursarem parte da graduação ou pós-graduação no Brasil e, também, trocarem experiências com os brasileiros.

A realidade da saúde brasileira e alemã são muito diferentes e, com isso, as estudantes conseguiram perceber muito a diferença entre o convívio profissional e até como é o tratamento com os pacientes.

“A grande diferença que encontramos no Brasil, são que os enfermeiros e médicos estão no mesmo nível, eles conversam de uma forma padrão, trocam ideias e conhecimentos. Já na Alemanha isso não é comum, o médico é considerado superior”, explicou Marie Schröer.

O Brasil é seis vezes maior do que a Alemanha. Segundo a professora de Enfermagem e coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Dirce Stein Backes, para as estudantes é um grande desafio tanto na pratica da língua, quanto no costume com a cultura, e isso permite que as intercambistas aprendam a reconhecer as coisas boas no país.

“Elas vêm para cá querendo aprender, e retornam com um olhar diferente para o ambiente de trabalho e atuação”, destacou a docente.

Texto e fotografias: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Vídeo: UFN TV