Iniciadas as comemorações dos 20 anos da Arquitetura e Urbanismo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/03/2023

No ano em que completa duas décadas de ensino, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Francisca (UFN) projeta uma série de atividades que irão ativar lembranças com a presença de egressos e ex-professores, e que contará com diversos momentos de aprendizagem que irão ativar experiências nos acadêmicos que estão construindo a história deste curso que é referência de qualidade de ensino no Brasil.

Dando início às comemorações, na quarta-feira (22 de março) foi realizado um evento que reuniu a Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo; o coordenador, professor Francisco Queruz, acompanhado de todo o corpo docente e acadêmicos do curso; além dos arquitetos Fábio Müller e Lidia Rodrigues que conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo Rio Grande do Sul (CAU/RS) e a arquiteta Jennifer Vecchia, representando o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Na oportunidade foi apresentada a nova identidade visual do curso, desenvolvida pelo professor Roberto Gerhardt juntamente com um grupo de acadêmicos do curso de Design. Outro ponto alto desta atividade inicial de comemoração aos 20 anos foi um bate-papo mediado pelo professor Adriano Falcão e que reuniu os ex-docentes Téssia Regina Henriques Kapp, Nabor Silva Ribeiro e Sergio Antônio Brondani.

Outra convidada que deixou sua marca nessa trajetória, é a arquiteta Macklaine Miletho Silva Miranda que, além de ser a primeira coordenadora Arquitetura e Urbanismo da UFN, foi uma das figuras-chave na implantação e reconhecimento do curso em Santa Maria: “Não construímos nada sozinho, desde a primeira reunião as decisões eram pensadas e tomadas em equipe. Foi esta parceria que deu a tônica para tudo que se seguiu e que hoje fez este curso referência. Tenho orgulho dos passos que foram dados lá atrás, sempre acreditando no nosso potencial e sendo ousados. Coisa boa ver que nosso filho tem agora 20 anos”.

O coordenador do curso comenta que este foi o pontapé inicial de uma movimentada programação de festejos que se estenderão por todo o ano de 2023 e que todas as ações planejadas estão voltadas para agradecer aos professores que já estiveram e estão dentro das salas de aula, valorizar os profissionais que foram formados pelo curso e motivar os acadêmicos que estão trilhando seu processo formativo aqui na UFN. “Durante o ano vocês verão pelos corredores diversos rostos diferentes, mas que são de extrema importância para a história do nosso curso. Estamos comemorando hoje de uma maneira mais formal e esperamos pelas próximas oportunidades que serão de festa e de muito aprendizado”, destaca o professor Francisco Queruz. As próximas ações serão divulgadas no Instagram e envolverão Exposições de fotos (dos eventos, viagens, aulas e festas) e vídeos com relatos de todos que estão na trajetória do curso, a integração entre alunos e ex-alunos através de palestras e também visitas-técnicas aos escritórios e empresas de egressos.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista