II Mostra Integrada de Ensino-Serviço dos Hospitais compartilhou saberes da prática assistencial Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/06/2019

A II Mostra Integrada de Ensino-Serviço dos Hospitais Casa de Saúde e São Francisco de Assis foi realizada na Universidade Franciscana durante os dias 11 e 12 de junho.

O evento teve como objetivo divulgar ações e dividir vivências e saberes adquiridos nos cenários de prática assistencial, vividos por diferentes cursos de graduação e Programas de Residências da UFN e pelas equipes dos Hospitais Casa de Saúde e São Francisco.

Na manhã de terça-feira, 11 de junho, uma roda de conversa abordou o tema “Saberes e cuidado praticados em UTI e UPA”. O evento contou com a presença de profissionais da área da saúde que relataram as experiências na Unidade de Pronto Atendimento e na Unidade de Tratamento Intensivo.

O assunto do bate-papo abordou formas de atendimentos em unidades de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, a atenção hospitalar, a atenção domiciliar e os serviços de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU 192.

Com essa rede organizada de atenção, a população terá uma melhoria tanto no acesso, quanto no aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde.

A Roda de Conversa contou com a presença da enfermeira da UTI do Hospital São Francisco de Assis, Luciana Foletto Limberger, os docentes Fabiana Porto e Silomar Ilha, do Curso de Enfermagem da UFN, o enfermeiro do UPA, Vagner Costa Pereira, e a profa. do curso de Odontologia da IES, Tatiana Militz.

Na manhã do dia 12 de abril, o segundo dia de programação da II Mostra Integrada de Ensino-Serviço dos Hospitais iniciou com o lançamento da Plataforma para Submissão de Projetos de Pesquisa (SISGEP/COMIC).

O projeto foi elaborado pelo acadêmico do 5º semestre do curso de Ciência da Computação, Pierre Fenner, e o docente Alexandre Zamberlan.

O serviço virtual de submissão de trabalhos passará a ser utilizado pelos cursos da saúde no 2º semestre de 2019, em agosto. Os benefícios do site e aplicativo, para o aluno, é a possibilidade de construção de um perfil acadêmico que ressalte as áreas de pesquisa mais trabalhadas pelo acadêmico.

Já para o professor e orientador, a ferramenta deve facilitar a administração dos trabalhos, que poderão ser alterados e receber avaliações qualitativas dentro da plataforma.

“Com isso, a nossa ideia é diminuir o uso do papel e do e-mail como forma de envio, facilitando a gestão desses trabalhos por parte dos orientadores, e isso também irá beneficiar o acadêmico, que terá em uma única plataforma tudo o que precisa para a publicação de seu trabalho”, destaca Alexandre.

Texto e Imagens: Giulimar Machado e Thayane Rodrigues / Estagiários Assecom UFN