História realiza palestra sobre a comunidade espanhola de Catalunha Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/10/2018

O Curso de História da Universidade Franciscana realiza, na noite desta quinta-feira, 25 de outubro, uma palestra sobre a “Catalunha: Diálogos e rupturas”.

A atividade tem como objetivo desenvolver nos estudantes da disciplina de História Ibérica uma reflexão crítica acerca do sentimento separatista da comunidade autônoma espanhola da Catalunha.

A palestra será ministrada pelo Mestre pela Universitat Politècnica de Catalunya, Arnau Muñoz, a partir das 20h30 na sala 204 do prédio 1, Conjunto I da UFN.

O convidado contará a história, desde a formação do primeiro reino da Hispânia. Além disso, também falará sobre a arte local, arquitetura e a língua, e abordará o processo de separatismo da comunidade que existe desde a Idade Média.

A coordenadora do curso de História, professora Roselaine Casanova Coelho, explica que o separatismo é um processo que transcorreu paralelo ao tempo histórico e atingiu os dias atuais, visto que houve uma nova tentativa de separação da Catalunha em relação à Espanha, no ano de 2017.

“A palestra é importante para demonstrar o quanto os processos históricos são resultados de vivências diversas, em tempos mais longínquos”, afirma.

Palestra: Catalunha: Diálogos e Rupturas
Quando: quinta-feira, 25, a partir das 20h30