Grupo GESTAR realiza palestra sobre Liderança em Enfermagem Obstétrica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/03/2022

No dia 16 de março o Grupo GESTAR da Universidade Franciscana (UFN) realizou, em parceria com o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e a Residência em Enfermagem Obstétrica, o encontro ‘Liderança em Enfermagem Obstétrica’, no Auditório do Hospital Casa de Saúde. A convidada para realizar a fala foi a Enfermeira Obstetra e CEO e Founder da Startup Ayara Care em UK, Layara Ávila de Lima.

A atividade contou com a participação de, aproximadamente, 30 pessoas, dentre acadêmicos de enfermagem da UFN, enfermeiras da Maternidade do Hospital Casa de Saúde e da UPA 24H e residentes do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da UFN.

Na ocasião, a enfermeira enfatizou as questões que envolvem o protagonismo e empoderamento das mulheres no ciclo gravídico puerperal. Para ela ‘’as mulheres precisam estar sob o controle da sua gestação, puerpério e amamentação, terem o poder de decidir as condutas e intervenções, a partir de orientações baseadas evidências científicas’’, comenta.

Layara, esteve em Santa Maria a convite da UFN e realizou uma visita na Maternidade e no Centro Obstétrico do Hospital Casa de Saúde, na ocasião ela foi recebida pela enfermeira Ângela Naidon, responsável pela Maternidade do Hospital Casa de Saúde, que conduziu o processo.

“Foi uma excelente troca de experiências e muito bom saber que o trabalho que realizamos aqui na nossa instituição vai de encontro aos estudos baseados em evidências científicas e embasados no conhecimento teórico e prático. E que estamos sendo desafiadas diariamente para cada dia evoluir ainda mais no protagonismo da mulher”, comenta Ângela.

Um dos organizadores do encontro e responsável pela presença de Layara na cidade, o estudante Leandro Medeiros, destaca: “é transformador promover espaços em que profissionais e alunos possam refletir sobre o seu ser e fazer profissional no cotidiano de cuidado a mulher e ao recém-nascido”.

A coordenadora da Residência Obstétrica, a Professora Silvana Cruz, acrescenta que, após o encontro, se sentiu motivada e estimulada a seguir com as lutas da enfermagem obstétrica “confirmando que nossos sonhos, aquilo que compartilhamos com os alunos e colegas, o que as evidências científicas já nos sinalizam, é vivido e valorizado internacionalmente”, complementa.

A residente Kaoana Ferreira, destaca, “foi maravilhoso conhecer um pouco da trajetória da Layara, ela é uma profissional que nos inspira e que nos identificamos na mesma missão, em levar assistência respeitosa e empoderamento através do conhecimento às mulheres”.

“Conheci a Layara no final de 2020 através do Grupo Gestar e desde então acompanho ela nas redes sociais e me apaixonei pelo trabalho que ela desenvolve e pela profissional que ela é. Foi incrível e maravilhoso ouvir ela contar a trajetória, desafios e conquistas que ela teve e como enfrentou todos eles. Ela emana inspiração em todos os sentidos e tem uma energia incrível, nos instiga a continuar procurando fazer um trabalho baseado no emponderamento da mulher, prestando um cuidado humano e respeitoso que acredita e confia na mulher e no corpo dela’’, comenta a Enfermeira Camila, do 1º ano da residência.

O grupo possui um perfil no Instagram , onde se divulga o local dos encontros presenciais, bem como as inscrições dos encontros online. Os professores que desejam levar turmas ou demais grandes grupos, devem comunicar previamente o estudante Leandro Medeiros pelo e-mail gestar@ufn.edu.br.

Texto: Gabriela Neto/Estagiária de Jornalismo