Grupo de Novo Hamburgo realiza visita técnica na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/04/2018

Um grupo composto por três alunos e dois professores do Colégio Técnico Liberato, de Novo Hamburgo-RS, realizou uma visita técnica à Universidade Franciscana (UFN), no dia 06 de abril.

Como objetivo da visita, os professores Maria Angélica Fracassi e Maria Inês Führ e os estudantes Lucca Reis, Júlia Gabriely e Gustavo Prestes vieram conhecer o processo de fabricação de nanotubos de carbono(NTC), realizado nos laboratórios da Universidade.

Na UFN, esta tecnologia é gerenciada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Nanociências, Prof. Sérgio Mortari e pelo coordenador do Curso de Engenharia de Materiais, Prof. Tiago Volkmer.

A interação com o Colégio Liberado se justifica pela intenção que esta instituição tem, na instalação de um forno para produção de NCT, semelhante ao da UFN. Para a Universidade Franciscana está é uma maneira prática de fortalecera relação entre a Pós-Graduação e o Ensino Médio, na busca por fomentar a Ciência.

Além disso, com o acesso aos laboratórios da Universidade, os visitantes puderam conhecer o manuseio dos equipamentos e materiais, bem como manter contato para futuras trocas de informações sobre estudos, aplicações e pesquisas.

Vale ressaltar que o Programa de Pós-Graduação em Nanociências da UFN é referência no país, sendo o primeiro a ser instituído no Brasil.