Garimpo da Moda incentiva o consumo mais sustentável Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/05/2023

Os cursos de Design e Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN) promoveram nos dias 23 e 24 de maio a ação ‘Garimpo Design Moda’. O evento foi realizado pelos acadêmicos dos dois cursos a fim de proporcionar a troca, venda e comercialização de objetos a preço de desapego e tem o apoio do Diretório Acadêmico do Design (DAD), o Diretório Acadêmico da Moda (Mo.Da), além da coordenação de ambos os cursos e do Laboratório de Design de Moda, a Teciteca.

A iniciativa surgiu com o intuito de trazer uma moda mais sustentável. A professora de Design de Moda e coordenadora da Teciteca, Caroline Colpo, explica que: “O garimpo é um evento clássico do curso de Design de Moda que iniciou em 2016, ocorria duas vezes ao ano, o ultimo que tinha ocorrido foi em 2019, com a pandemia e todo este contexto fez com que não conseguíssemos fazer as atividades presenciais. Estes dois dias são o retorno do nosso Garimpo”. As atividades eram inicialmente apenas do curso de Design de Moda mas neste ano o curso de Design também está participando. Ao total são 24 estandes que contam com a participação de professores e acadêmicos.

A docente ainda salienta que: “Estamos fazendo pensar em tudo que vamos fazer para que esse produto ele circule, extraímos tudo da natureza, mas de que forma nós vamos continuar dando vida para este produto para que ele não seja descartado de forma inadequada. Então este momento é focado em uma moda consciente em uma economia circular que estes produtos estejam circulando”. Além de estarem vendendo estão disseminando informações sobre uma moda mais consciente, mais sustentável, para que tenhamos um consumo mais adequado.

Ana Clara Ferreira, acadêmica do 3º semestre de Design de Moda e integrante do Diretório Acadêmico do curso, comenta que: “o evento é para falarmos de uma moda mais sustentável e como é importante garimpar as roupas, pois a indústria têxtil é a segunda indústria que mais polui no mundo. Para haver uma conscientização de que não há a necessidade de colocar as roupas fora e que se pode passa-las pra frente”. Ana Clara também relata que está participando tanto da organização como do garimpo, para ela é muito relevante passar esta visão de moda consciente. “Nós como acadêmicos temos a oportunidade de aprender mais sobre para podermos passar este conhecimento adiante”, completa.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo