‘Francisco em Melodias’ interpreta música de Lenine em vídeo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/04/2020

Integrantes do grupo musical Francisco em Melodias, criado em novembro de 2019 na Universidade Franciscana, produziu um vídeo interpretando a música “Paciência” do musico e compositor Lenine.

A ideia surgiu como uma forma de acalmar e acarinhar os corações de todos os que se encontram em isolamento e distanciamento social, devido à prevenção à Covid-19, onde um simples abraço não pode ser dado.

Com o objetivo central de ser um espaço de convivência, partilhas e aprendizados musicais, o Francisco em Melodias veio para a internet com esse audiovisual, já que é baseado em fundamentos bem marcados do carisma franciscano, pautados na valorização da vida, do respeito, apreço pelos momentos de encontro e pelo cultivo dos dons daqueles que convivem em um mesmo espaço, e fazendo, dentre tantos meios, esse local se valorizar através da música, buscando cada vez mais cantar a beleza da vida e do existir.

“Neste momento em que estamos vivendo, não são raros os momentos onde sentimos nosso coração apertado, tendo latente o sentimento de incerteza e insegurança quanto ao que se aproxima. O fato de não podermos nos encontrar fisicamente, de não poder sentir o carinho dos nossos amigos e familiares por meio de um abraço, de um aperto de mão... nos deixa incomodados.

Por outro lado, acredito que está sendo um tempo oportuno para reavivar alguns aspectos do nosso existir que estavam adormecidos, como por exemplo, a possibilidade que temos - mesmo nesse tempo nebuloso - de reconectar-se com nós mesmos. De evoluir como pessoa. Aprender algo novo. Desafiar-se. A chance de ao estar em casa saborear com calma a vivência em família, o crescimento dia-a-dia dos filhos, o cultivo da espiritualidade na busca por tranquilizar a si mesmo e ao outro, dentre tantas e diversas outras belezas”,
resinificou o Frei Rodrigo Antunes, responsável pelo grupo musical, quanto ao lado positivo do isolamento social.

Foi buscando melodias para acalentar o coração, que Rodrigo encontrou a música de Lenine e propôs que o grupo a interpretasse, com o objetivo de ultrapassar a barreira do isolamento para acalmar todos os que se encontram nesta situação.

“Essa canção tranquiliza o mais profundo do nosso íntimo, pois fala dessa virtude tão linda e necessária, principalmente nessa fase que vivemos. Nos faz pensar que a dinamicidade da vida nos surpreende, questiona e desafia. Ser paciente não é sinônimo de parada cômoda, que aguarda imóvel a resolução dos problemas, mas a paciência nos põe a caminho, no sentido de semear no coração um esperançar, uma certeza de que tudo no seu devido tempo passará. Põe em movimento em nosso ser um acreditar que na dificuldade presente não é o fim, mas apenas outra pequena pedra presente no caminho e pela qual também passaremos. A paciência nos move a entender que a dificuldade é uma vírgula, mas nunca um ponto final”, explicou o integrante da UFN.

A canção foi interpretada por acadêmicos e professores dos mais diversos cursos da Universidade Franciscana, os quais sempre contribuem através da música nos eventos e celebrações em nossa universidade, busca levar ao coração de cada pessoa que ouvir uma semente de esperança, de tranquilidade, carinho e amor. De acordo com o organizador, cada um(a,) de sua casa, deseja, através da mensagem estar em conexão com todos, levando através da música uma inspiração.

Confira o vídeo completo clicando aqui.

Participantes:

Violão