Fotojornalismo é tema de encontro com jornalistas formados na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/08/2023

O curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) realizou na última quarta-feira (23) o 4º encontro com egressos, ação alusiva aos seus 20 anos de criação. Abordando a temática do Fotojornalismo, a atividade foi realizada com profissionais que tem uma trajetória e trabalham nesta área da comunicação. Acadêmicos e professores receberam, na sala 604 do Prédio 14 - Conjunto III, os ex-alunos formados pelo curso: Ariéli Ziegler, Eduardo Ramos, Gabriel Haesbaert e Pedro Piegas.

Ariéli Ziegler, trabalha como fotógrafa da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria. Ela explica que sempre quis aprender a fotografar e quando viu que a disciplina estava disponível na grade curricular já ficou interessada. “Me matriculei, entrei no laboratório de foto e me apaixonei. Ao longo curso participei do Laboratório de Fotografia e Memória (LabFem) e me sentia realizada com o que eu estava fazendo”, relata a jornalista. Ela também conta que por algum tempo andou afastada da fotografia, mas mesmo com o tempo não se esqueceu dos ensinamentos da professora Laura Fabrício.

O jornalista Eduardo Ramos, atua como profissional do Grupo Diário, em Santa Maria. O profissional conta que desde pequeno sempre teve interesse por essa linguagem, mas quem não tinha muitas referências, por conta disto ao longo da graduação foi adquirindo. Ele também ressalta que quando se começa a aprender a linguagem e vai adquirindo intimidade com a fotografia, pode-se conhecer as diversas possibilidades da fotografia dentro do Jornalismo. “Então, fui traçando esse caminho. Dentro do curso eu estudei a teoria, depois a prática e a abordagem. Além de perceber o seu papel social, que eu acho que são estes os ensinamentos que a academia traz”, evidencia Eduardo.

Gabriel Haesbaert, trabalha como fotógrafo freelancer esportivo e na Câmara Municipal Vereadores de Santa Maria. Para ele foi uma oportunidade que surgiu durante o curso que o fez se aproximar do meio dos esportes, ao acompanhar os colegas nas transmições de jogos, realizadas pelo programa Titular da Rede da RádioWeb UFN, foi aí que pode explorar este campo fotográfico que atua até hoje. Gabriel também relembrou que em seu Trabalho Final de Graduação, ele abordou esta temática das fotografias jornalísticas, onde pode perceber e compreender melhor o função dos fotógrafos nesta área.

O fotojornalista Pedro Piegas, integra a equipe de comunicação da Prefeitura de Porto Alegre e como freelancer, ele participou de forma on-line da atividade. Para o fotógrafo é uma honra falar para a nova geração do curso, principalmente para falar sobre um tema que ele tem interesse desde jovem. “Minha família não é de profissionais desta área, mas sempre tivemos uma câmera. Quando era adolescente, fazia fotos dos meus amigos. Mas trabalhar isto profissionalmente só surgiu muito depois, já dentro do curso de Graduação”, explicou ele para os presentes.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Luiza Silveira e Nelson Bofill/Laboratório de Fotografia e Memória