Fisioterapia realiza trabalho de prevenção de lesões no Inter-SM Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/11/2018

Com o intuito de prevenir lesões e promover uma reabilitação mais rápida aos atletas da equipe Sub-17 do Inter-SM na disputa do Campeonato Estadual Juvenil, acadêmicos do 6º Semestre de Fisioterapia da Universidade Franciscana realizaram acompanhamento fisioterapêutico junto aos jogadores durante o semestre.

Organizado por 38 alunos, sob supervisão do professor Douglas Rossato, na disciplina de Fisioterapia e a Saúde da Criança e do Adolescente, o trabalho foi baseado em um estudo científico chamado FIFA 11+, produzido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Ele é um manual de exercícios específicos de aquecimento completo para prevenir lesões no futebol.

A preparação, baseada no manual, auxiliou os alunos no acompanhamento dos atletas, o que influenciou na conquista do Título do Campeonato pelo time, devido ao baixo índice de lesões sofridas pelos jogadores. Ao todo, foram apenas oito lesões confirmadas e todas curadas em menor tempo devido aos exercícios promovidos pelos alunos.

Segundo o professor, a preparação foi importante para os estudantes trabalharem com atletas de alto nível e conhecer as necessidades fisiológicas deles.

“Foi um trabalho em que as baterias de exercícios foram organizadas pelos próprios alunos, e serviram para o crescimento e evolução da prática, baseada em um estudo novo visto em sala de aula”, ressalta.

As atividades foram encerradas no mês de novembro e eram desenvolvidas todas as segundas e quartas-feiras na sede do Clube e no Laboratório de Ensino e Prática de Fisioterapia da UFN. Em caso de lesão, os atletas eram encaminhados para tratamento no Centro de Diagnóstico e Atenção Secundária, o Cedas, onde faziam o acompanhamento e se recuperavam.

Texto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo
Imagens: divulgação / Fisioterapia UFN