Filme Coringa em debate Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/11/2019

O curso de Psicologia debateu na tarde desta terça-feira, 05/11, as problemáticas acerca do filme Coringa, que estreou no início deste mês. Os alunos do curso levantaram questões que refletem a realidade da sociedade atual, como por exemplo, o constante preconceito entre as pessoas quanto ao uso de medicação para tratamentos psicológicos.

No filme, o personagem principal foi retratado além do vilão, como um ser humano carente de cuidados e amparo do Estado, um indivíduo perdido entre a fantasia e a realidade, alguém que não consegue lidar com suas frustrações. A professora do curso de psicologia, Fernanda Real Doto, responsável pelo debate, buscou explicar a ideia de que as pessoas não nascem más, elas desenvolvem estas características a partir de suas experiências ruins.

Outro ponto discutido sobre o filme, é a identificação com o personagem diante das fragilidades de cada um. “As pessoas assistem o filme e enxergam um cenário social semelhante à sua realidade, talvez por isso seja um título controverso, e tão popular, por esta figura estar em nós”, concluiu.

Entre as discussões diante da análise do filme, alguns apontamentos finais foram feitos pelo grupo, como: a desmistificação do uso de remédios para tratamentos psicológicos, uma observação do comportamento humano em sociedade, o cuidado do Estado com as pessoas, e a importância do trabalho realizado pelo profissional da Psicologia, para com os indivíduos nos processos de compreensão de suas realidades.

Texto: Francine Antunes - Jornalista 
Fotos: Mark Braunstein 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação