‘Felicidade’ é tema de Capacitação Profissional inédita na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/08/2021

A Universidade Franciscana (UFN) oferta 15 Cursos de Capacitação Profissional com o objetivo de ampliar o universo de habilidades, tanto no nível profissional como no pessoal. Entre os cursos ofertados, está a extensão interdisciplinar ‘Felicidade', que possui como intenção a reflexão sobre os modos de vida contemporânea, felicidade e vida profissional, além da relação entre trabalho e bem-estar.

A capacitação possui carga horária de 20h e será comandada pelos seguintes professores da UFN: o Filósofo Márcio Cenci, a Administradora e Historiadora Janaina Marchi e a Economista Taize Lopes. As aulas começam no dia 15 de setembro e são divididas em três unidades: ‘Vida contemporânea, desempenho e a pedagogia do ver’; ‘Sentido da vida e felicidade’ e ‘Felicidade e vida profissional’. Todas atividades serão realizadas de forma assíncrona e desenvolvidas a partir de textos e vídeos sobe o tema, contando também com tarefas e fórum de dúvidas para participação dos inscritos.

Segundo a professora Taize Lopes, a Instituição está engajada em preparar os estudantes para o mercado de trabalho, mas uma universidade é muito mais do que isso, por isso temos conteúdos mais humanistas e técnicos. “Como Universidade estamos preocupados com a formação humana e profissional”, acrescenta uma das professoras do curso.

Além do curso de Capacitação Profissional, futuramente o tema irá se tornar disciplina optativa e será ofertada no 4º bimestre dos cursos tecnólogos Ensino a Distância (EaD). Dividida em quatro unidades, questões como esgotamento, criatividade, sentido da vida, liberdade, autonomia, autenticidade, vida profissional e outros tópicos serão discutidos durante a disciplina.

O curso está aberto para a comunidade em geral e pode feito por qualquer pessoa que está interessada neste processo reflexivo sobre felicidade. As inscrições irão até o dia 9 de setembro e podem ser feitas aqui. A capacitação tem como investimento o valor de R$100,00. Os certificados de conclusão serão emitidos, a partir do 1 de novembro para os alunos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 7,0 e frequência mínima de 75% no curso.

Assim como a Felicidade, outros dois cursos inéditos estão sendo ofertados pela UFN neste 2º semestre letivo de 2021. ‘Propriedade intelectual: condições e forma de proteção’, que possui como objetivo a capacitação acerca de condições e formas de proteção de propriedade intelectual e ‘Metodologia dos níveis de maturidade de produtos tecnológicos (TRL): A construção de soluções inovadoras’, que tem a finalidade capacitar os participantes sobre o entendimento e uso de TRL, desenvolvido pela NASA e empregado em escala mundial. Os dois cursos também iniciam no dia 15 de setembro, com carga horária de 10h e inscrição no valor de R$ 55,00.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo