Feira de Negócios na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/06/2018

A Universidade Franciscana está recebendo a Feira de Negócios do primeiro semestre de 2018. A atividade teve início na manhã desta segunda-feira, 18, e faz parte do Seminário Integrador, que contempla as disciplinas de Projeto e Viabilidade de Negócios, Gestão de Processos, Gestão de Custos, Marketing I, Gestão de Pessoas II, Finanças Empresariais, Pesquisa Aplicada à Administração e Práticas Profissionais I e II.

Ao todo serão 60 trabalhos expostos, envolvendo quatro Cursos da UFN: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Enfermagem. A Feira tem o intuito de fazer com que os alunos matriculados nessas disciplinas apresentem projetos desenvolvidos durante o semestre para a comunidade acadêmica.

Entre os trabalhos apresentados, destaca-se o projeto desenvolvido por alunas do 7º Semestre de Enfermagem, que busca captar doadores de sangue a partir de um Aplicativo de Celular chamado ‘HemoLife’. Segundo a acadêmica Gabriele Moraes, a ideia é que o aplicativo instigue a doação nos hemocentros, bem como faça um mapeamento, e fomente a conscientização para pessoas em áreas que não são tão adeptas à doação.

A professora do Curso de Enfermagem, Dirce Stein Backes, destaca que a Feira é uma oportunidade de criar movimentos interdisciplinares e instigar o aluno a ser proativo.

“Quem desenvolve, projeta e vai atrás são os alunos. O principal ganho ao instigar essa pró-atividade é o fomento ao empreendedorismo, pois ao buscar a iniciativa, eles têm que trazer uma resposta, dessa forma praticam a autonomia e a sua visão empreendedora”, ressalta.

Outro projeto, desenvolvido por acadêmicas do curso de Administração, quis conscientizar alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Perpétuo Socorro sobre a importância da separação dos resíduos. Segundo a acadêmica Luisa Silveira, o objetivo era realizar atividades lúdicas, como a criação de brinquedos a partir do uso de materiais recicláveis, para explicar aos alunos sobre como deve ser feita a separação correta de resíduos.

“O grande objetivo e desafio para os alunos é fazer um link entre a teoria e a prática, e isso, num evento como este, se faz presente pela avaliação, não apenas pelos professores, mas por profissionais que já estão no mercado e já tem o seu empreendimento”, explica o Coordenador dos cursos de Administração e Ciências Econômicas, Mateus Frozza.

A Feira de Negócios ocorre nesta segunda-feira, 18, em dois horários: das 09h às 11h e das 19h às 21h, no Hall do Prédio 15, Conjunto III da UFN.

Outro projeto é o Nurse Care, também desenvolvido por alunas de Enfermagem. O empreendimento foi pensado na possibilidade de criar um espaço multiprofissional de saúde, abrangendo áreas como Fisioterapia, Psicologia, entre outros. “A ideia do projeto é que o paciente seja atendido em um único local. Futuramente queremos abrir para estágios, onde alunos da UFN possam participar e ganhar experiência”, explica a acadêmica Lenara Marchesan.

Texto: Fernando Cezar / Acadêmico Jornalismo
Fotografias: Mark Braunstein

Desenvolvido por acadêmicas de Administração, o projeto ‘A falta de Infiltração nas Cidades: Um problema no Estado do Rio Grande do Sul’, busca conscientizar a população santa-mariense por meio de uma cartilha sobre a importância e as práticas de novas estratégias no uso da infiltração da água. “Este é um dos maiores problemas nas cidades e queremos conscientizar as pessoas do quão importante é cuidar do meio ambiente e como é possível utilizar estratégias para evitar que enchentes aconteçam” , ressalta a acadêmica Giulia Giacomini.