Feira de Negócios apresenta estudo do custo de vida de um estudante Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/06/2019

A Universidade Franciscana sedia a Feira de Negócios do 1º semestre de 2019, ao longo desta quarta-feira, 26 de junho.  A mostra de trabalhos faz parte do Seminário Integrador, que ocorre em parceria entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, com apoio do Ambiente de Inovação da UFN.

Durante o turno da manhã, foram apresentados os resultados dos trabalhos de acadêmicos do 1º semestre dos cursos envolvidos. Na disciplina de Fundamentos da Gestão e Empreendedorismo, ministrada pela professora Deisi Becker, os estudantes realizaram uma visita técnica à empresa Agrimec, onde realizaram um diagnóstico PODC, avaliação que trabalha o ciclo administrativo na prática e envolve 4 funções, que são: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Divididos em grupos de três, os alunos fizeram a análise das forças e oportunidades, bem como das fraquezas e ameaças que cercam a empresa. Essa avaliação é conhecida, carinhosamente, como análise FOFA, e busca destacar os pontos que devem ser melhorados, e aqueles que devem ser mantidos dentro de uma organização, visando o sucesso de sua gestão.

Já na disciplina de Microeconomia, ministrada pelo professor Mateus Frozza, os acadêmicos fizeram um estudo do caso que buscou elaborar o Índice do Custo de Vida de um acadêmico que a pouco mudou-se para Santa Maria, que mora sozinho, se alimenta em restaurantes e se locomove por meio de aplicativos de carona, e outro que divide apartamento e realiza as suas refeições em casa.

A proposta era estabelecer uma estimativa do quanto se gasta em um mês, a partir do estilo de vida de cada universitário. Para o estudante recém-chegado na cidade, que reside no centro, se locomove utilizando aplicativos de carona e se alimenta em restaurantes, a estimativa é de que, considerando também os gastos com a acomodação, o valor gasto no período de um mês é de quase 4 mil reais.

Em contrapartida, o outro caso analisado monitorou os gastos entre o período de páscoa e dia dos namorados, considerado pelos alunos como uma “época de exceder os limites de gastos”. Nesse caso, o estudante divide apartamento e prepara as suas próprias refeições em casa, além de possuir veículo próprio, e, como resultado, a análise mostrou um valor gasto de aproximadamente 3 mil reais, somando aos gastos mais uma viagem para o interior.

O objetivo com esse monitoramento realizado pelos estudantes, é demonstrar o quanto pode ser economizado, mesmo em épocas onde os valores dos produtos estão mais em alta, como em datas comerciais.

Ambas as disciplinas que expuseram os trabalhos realizados durante o semestre na Feira de Negócios, são de cunho extensionistas e estão lotadas no 1º semestre dos cursos de gestão. A proposta, segundo os professores, é aliar a teoria vista em sala de aula e já aplicá-la, desde cedo, na prática do dia-a-dia do futuro gestor.

Durante o turno da noite, ainda nesta quarta-feira, 26 de junho, ocorre mais um momento de exposição de trabalhos. A Feira de Negócios tem início as 19h, no Hall do Prédio 16, Conjunto III da UFN.

Texto e Imagens: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo