Fé & Café debateu se a ciência explica a religião Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/08/2023

Ocorreu na tarde desta quarta-feira (9), na Universidade Franciscana (UFN), a 3ª atividade do projeto Fé & Café, que abordou a temática ‘Vamos falar sobre fé e razão: A ciência explica a religião?’. A conversa contou com a condução do Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin; pela Vice-reitora da UFN, professora Solange Binotto Fagan e pelo professor do curso de Filosofia, Márcio Cenci. O encontro foi organizado pela Arquidiocese de Santa Maria, com o apoio da Pastoral Universitária da UFN e do grupo de Jovens em Romaria.

O momento reuniu acadêmicos e professores, além da presença de pessoas da comunidade externa. O Arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar, comenta que: “Fé e razão, ciência e religião, são duas realidades que não formam síntese. Mas sim diálogo e, portanto, uma completa a outra no sentido de compreender o que é a realidade humana”. Dom Leomar explicita ainda, o conflito que ocorreu ao longo dos séculos em torno destas duas realidades. “Em uma Universidade dialogar sobre fé e razão, e ciência e religião, é abrir espaço para o alargamento da razão”, conclui ele.

Já a professora Solange Binotto Fagan, acredita que: “O tema aborda o quanto a ciência e a religião complementam a vida humana: a Ciência pela visão de se entender a natureza e as e as pessoas; e a religião por buscar algo a mais, a razão da nossa vida e o pós vida”. Ela pensa que quando estudamos estes temas vemos que eles se complementam, já que a religiosidade e a ciência buscam algo que não é tangível no momento. “O que mais faz o cientista é procurar por algo novo e quando falamos em fé também acreditamos em algo que não, necessariamente, a gente conhece, mas acredita e que nos faz mudar nossa forma de entender as coisas”, ressalta a vice-Reitora.

O professor Márcio Cenci relata que sempre se buscou nesta relação saber se a razão apresenta justificativa relevante para a fé e se ela necessita deste tipo de justificativa. “Atualmente esta questão se transforma e está muito mais voltada ao entendimento da ciência, que se desenvolveu bastante, e queremos saber como ela pode colaborar para entender melhor a religião”, elucida. Por conta disto ele menciona, esta oportunidade que o Fé & Café oferece para este tipo de discussão que é tão importante. O educador acredita que levantar estas questões é relevante porque: “Normalmente não são tratadas, pela crença de que algumas questões não se discutem em certos lugares e sim, a Universidade é um local adequado para isso”.

O projeto tem como objetivo reunir a comunidade em encontros mensais para diálogos a partir de temas sugeridos e propostos por eles mesmos. Estas conversas devem contar com a presença de profissionais de diversas áreas para promover a troca de conhecimentos sobre os assuntos que geram curiosidade e que muitas vezes, pela correria diária, são ignorados, podendo assim seguir cuidando da humanização e da espiritualidade. Além do diálogo, os encontros, que são conduzidos por jovens e animados com músicas de diferentes estilos. Aberto à participação da comunidade acadêmica e também comunidade externa, as datas para os próximos encontros serão anunciadas pelo Instagram da Arquidiocese de Santa Maria e o da Pastoral Universitária da UFN

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo