Farmácia promove atividade sobre micro-organismos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/03/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo UFN

O curso de Farmácia da Universidade Franciscana recebeu, na tarde de quinta-feira, 05 de março, alunos do ensino fundamental do Colégio Franciscano Sant’Anna em atividade realizada por via do “Projeto Vivências - conhecer, valorizar e se encantar pela Farmácia”.

A atividade que já acontece há três anos, é uma parceria entre as duas instituições de ensino, com o objetivo de alertar as crianças sobre vírus, fungos e bactérias e a terem os cuidados corretos de higiene.

Em 2020, a escola atua com o projeto “Descobertas significativas sobre o mundo dos seres vivos”, que caminha lado a lado com o que é aplicado em sala de aula e com o que é apresentado nos laboratórios do curso de Farmácia. A professora do segundo ano do ensino fundamental e responsável pela existência do projeto, Luciana Bertollo, relata que a visita neste período do ano, ao curso, se deu pela grande demanda de questionamentos realizados pelos pais das crianças, a respeito do novo Coronavírus.

Em uma aula de 40min, a docente do curso de Farmácia da UFN, Minéia Weber Blattes, recebeu intercaladamente 4 turmas de 25 alunos e explicou a eles como os micro-organismos podem se propagar e o que eles causam. Além disso, ela mostrou-os nos microscópios os micro-organismos conscientizando esses alunos da importância de hábitos corretos de higiene na transmissão de doenças, por exemplo.

“As crianças têm uma inocência muito espontânea, onde elas são as grandes disseminadoras da informação e são capazes de transformar. Esse é o grande potencial”, acrescenta Minéia.

Segundo ela, a partir do projeto, os envolvidos percebem que as crianças se preocupam mais com a higiene, depois que visitam o laboratório da graduação. O que acaba por disseminar o que foi aprendido na aula, levando as informações corretas à familiares e amigos, dentro e fora da escola.

O “Projeto Vivências - conhecer, valorizar e se encantar pela Farmácia” tem como objetivo fazer com que crianças e jovens conheçam um pouco mais sobre o curso de Farmácia, sobre o que é cientista, conhecer os laboratórios e o que é desenvolvido.

A atividade contou ainda com a participação das docentes Deise Londero, Barbara Pires e Fernanda Repiso.