Exposição Além das Cores trabalha a Vida de Vicent Van Gogh Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/07/2023

Os cursos de Design e Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN), promove neste sábado (8 de julho), às 15h, a Exposição Além das Cores que é resultado da disciplina extensionista de Design Social ministrada em ambos cursos. A atividade foi desenvolvida em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria (APAE-SM). A mostra pode ser visitada até dia 31 de julho, na sala 1138 do Shopping Praça Nova.

O projeto teve como propósito trabalhar com as habilidades e potencialidades dos estudantes a fim de promover a inclusão social de jovens que, muitas vezes, passam por invisibilidade na sociedade. Por meio da pintura de obras e bolsas ecobags trabalharam para retratar a vida do artista Vincent Van Gogh, proporcionando aos envolvidos a experiência de ser artistas e criar suas próprias pinturas, ao utilizar metodologias do design centrado no ser humano. Para isso, cada estudante da APAE escolheu uma obra do artista referido que serviu de inspiração ao longo do semestre e,com isso, iniciou-se o processo criativo, com oficinas semanais para pintar as obras no papel, em seguida no tecido e, por fim, nas telas.

A atividade foi desenvolvida pelos acadêmicos Cíntia Marina dos Santos, Fernanda da Silva Henrique, Márcia Andréia dos Santos Binato, Polianne de Lima Sousa e Renato Moessner Loureiro, sob orientação da professora Caroline Manucelo Colpo e do professor Gabriel Barbieri. Também contou com o apoio das coordenações dos cursos de Design e Design de Moda.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Cursos de Design e Design de Moda