Estudantes e professores de Pedagogia realizam viagem de estudos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/10/2019

Texto: Flora Quinhones / Estagiária Jornalismo
Imagens: curso de Pedagogia/ UFN

A prática pedagógica com contribuições do espaço gaúcho. Foi com esse viés que discentes e docentes do curso de Pedagogia da Universidade Franciscana realizaram uma viagem de estudos a cidade de Pelotas.

A visita técnica ocorreu no dia 28 de setembro e serviu como um instrumento didático que propicia ao aluno o desenvolvimento de uma série de competências: entre elas, a observação, avaliação, criação de hipóteses, sugestões... tudo para entender o universo onde se vive.

A proposta denominada “Pelas rotas do tempo, do espaço, da vida e da cultura na região do RS” nasceu a partir da necessidade de diversas disciplinas, já que o curso prevê práticas curriculares interdisciplinares. A cidade de Pelotas foi observada sob acompanhamento de uma guia turístico, que destacou, ao longo da visitação, importantes aspectos históricos, geográficos, artístico-culturais e ambientais.

De acordo com a Profª Eliane os Santos, coordenadora do Curso de Pedagogia da UFN, a visitação ao município proporcionou vivenciar a beleza e a nostalgia dos testemunhos de produções culturais em outros tempos, além de constituir a memória das ações históricas sobre o recorte do espaço gaúcho.

“Os momentos compartilhados entre os estudantes e professores formam momentos Ímpares de convívio, descontração e aprendizado”, esclarece a docente. Ela ainda reafirma que por meio desta viagem acadêmica-pedagógica, foi possível mostrar a importância de se conhecer os lugares nas suas múltiplas dimensões, como uma estratégia de ensino na formação inicial dos futuros pedagogos.

O curso já realizou outra atividade parecida à essa, com destino a região das Missões, na Serra Gaúcha. A prática constitui uma atividade acadêmica em que todo os conhecimentos disciplinares contribuem para a compreensão dos futuros profissionais. Segundo a coordenação do curso, ela também representa a possibilidade de transposição à prática pedagógica escolar sobre a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

“Essas formas de ensinar e aprender causam a efetivação de um olhar integrado e globalizado, sobre os aspectos da Biodiversidade - fauna, flora e ambiente -, artístico-culturais e a literatura do local com o foco em despertar os acadêmicos para a busca de conhecimentos gerais”, finalizou Eliane.