Estudantes do Desing de Moda criam looks de cinema no Fashion Premiere Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/08/2023

O curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN) promoveu na última terça-feira (22), a 6ª edição do tradicional desfile de moda ‘Fashion Premiere’. O evento foi realizado em duas sessões no cinema do Royal Plaza Shopping (Arcoplex – sala 2). Ao total, foram produzidas 16 peças de vestuário ao longo da disciplina de Laboratório do Vestuário II, ministrada pelo professor Almery Junior Ruviaro. Os projetos foram confeccionados pelos estudantes do 3º semestre do curso.

A atividade aliou a prática de um desfile de moda com a confecção de artigos do vestuário ao universo das grandes obras cinematográficas. Para o docente Almery Junior Ruviaro, o momento é onde os futuros designers tem a oportunidade de apresentar ao público em geral suas criações: “O evento teve início no intuito de unir moda e o cinema, que são dois campos, dois campos artísticos que se influenciam. Então, criamos esse momento de mostra dos trabalhos produzidos dentro da disciplina pelos alunos, onde cada um escolhe o filme no qual vai inspirar-se para produzir o look, tendo total liberdade pra decidir qual temática será abordada”. Ele também destaca que é a primeira vez que o Fashion Premiere é realizado dentro de um cinema.

A acadêmica Giana Storni comenta que: “Foi uma experiência única e que com certeza vou guardar na minha memória pra sempre. Todo o processo foi incrível e tivemos o suporte dos professores durante toda a criação até o desenvolvimento”. Giana desenvolveu um look inspirado no filme How The Grinch Stole Christmas, onde pode produzir uma coleção 12 criações para roupas de esqui, estas foram elaboradas na disciplina de Planejamento e Desenvolvimento de Coleção de Moda, com auxílio da professora Rubiana de Quadros Sandri. “Foi um processo cansativo, mas o final é muito lindo e radiante”, relata ela. Para a estudante o Fashion Première é de extrema importância para mostrar um pouco do que é aprendido e desenvolvido em sala de aula: “É um dos nossos primeiros passos como futuros designers e poder expor de uma maneira tão linda é muito gratificante”.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Laboratório de Fotografia e Memória/UFNtv/ASSECOM