Estudantes desenvolvem projeto para descarte de fotocópias Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/11/2018

Ao longo da formação superior, o gasto com as fotocópias se tornam parte da rotina do acadêmico. Isso porque, em muitos casos, o professor disponibiliza as leituras obrigatórias para a disciplina, todas reunidas em uma pasta localizada nas lojas de fotocópias, e fica a cargo do aluno obtê-las ou não.

Ainda que, com a tecnologia de hoje, seja possível ler livros e artigos no próprio celular, grande parte dos acadêmicos opta pelo material impresso, palpável. O que faz com que, ao final dos semestres, o acúmulo desses materiais seja grande.

Pensando nisso, os acadêmicos de Publicidade e Propaganda Felipe Machado, Jefferson Medina e Lídia Scherer, desenvolveram o Projeto Meu Papel Universitário, durante a disciplina de Projeto Experimental II. O projeto tem como finalidade, proporcionar a troca e venda de materiais entre os alunos dos cursos da Universidade Franciscana.

A temática para criação do projeto experimental surgiu a partir da necessidade de se pensar em um descarte consciente dos materiais acadêmicos utilizados pelos alunos durante a formação superior.

A proposta do Meu Papel Universitário é fazer com que esses materiais não sejam jogados fora, mas que novos alunos possam adquiri-los por um preço de desapego. Os materiais podem ser fotocópias, livros, apostilas, equipamentos e tudo que seja de uso comum nos cursos de graduação.

O processo de anúncio dos materiais está sendo feito através da página do projeto no Facebook. Uma das moderadoras, Lídia Scherer, explica que os livros disponíveis para venda encontram-se em sua posse, mas que assim que a demanda aumentar, os responsáveis pelo projeto farão apenas a intermediação entre anunciante e interessado, através da divulgação dos títulos e obras na página.

O intuito do projeto, além de evitar o acúmulo de material, é também gerar a interação entre os acadêmicos de um mesmo curso, criando dessa forma, uma rede colaborativa que possa ser útil durante a graduação, tanto para a troca de materiais, quanto de conhecimentos.

Lídia revela, também, que o Meu Papel Universitário deve se tornar um projeto a ser monitorado pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda. Para ganhar mais visibilidade, estão sendo promovidas ações no pátio do conjunto III, onde os alunos podem levar seus materiais, e também participar de gincanas, para ganhar brindes.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo