Estudantes de ensino médio têm atividade prática no curso de Nutrição Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/07/2019

O Laboratório de Técnica e Dietética do Curso de Nutrição da Universidade Franciscana recebeu os alunos do ensino médio do Colégio Marista Santa Maria para a realização da atividade final de confraternização do Estágio em Nutrição na Alimentação Escolar. Na ocasião, os alunos, vestidos com jalecos e toucas, colocaram as mãos na massa para produzir alimentos que consomem diariamente, mas com receitas mais saudáveis, utilizando ingredientes nutritivos.

A atividade ocorreu nesta sexta-feira, 5 de julho, onde os alunos das turmas 101 e 102 do 1º ano do Colégio Marista arregaçaram as mangas dos casacos, e orientados pelos acadêmicos de nutrição, produziram quatro pratos que consomem frequentemente: sanduíche de frango e legumes; barra de cereal de banana feita com aveia, quinoa, chocolate 70% cacau e fermento natural; brigadeiro de mandioca; e pão de queijo.

A escolha dos lanches que foram produzidos foi feita a partir de um questionário, preenchido pelos alunos. A proposta da atividade é incentivar o consumo desses alimentos feitos de maneira mais nutritiva. “Essa é a nossa primeira experiência de prática na graduação, então, até aqui a gente teve muita teoria, muito conteúdo, e só agora a gente começa a trabalhar com a ideia de que nem tudo que a gente aprende se aplica na prática, e eu acho que essa experiência é muito importante”, explicou a acadêmica de Nutrição, Paulini Santos.

De acordo com a professora Ana Lúcia de Freitas Saccol, as atividades práticas implementadas pelos estagiários são propostas a partir do diagnóstico realizado no primeiro encontro. “A partir desse diagnóstico, a gente faz um planejamento do conteúdo e baseado nas necessidades deles, realizamos as intervenções ao longo dos meses de trabalho, e no fim, fazemos uma avaliação desse processo. A gente trouxe eles aqui para conhecer os nossos espaços, e também para seguir trabalhando as questões da nutrição de uma forma que seja atrativa para eles, fazendo-os colocar a mão na massa”, explica a docente.

O professor de Biologia do Colégio Marista, Mauro Monteiro Rosa, destaca que a parceria entre o colégio e a UFN já existe desde 2015, e que cada intervenção realizada pelos estagiários é feita de uma forma diferente.

“Durante as minhas aulas eu costumo trabalhar a questão do reaproveitamento de alimentos e do valor nutritivo de cada um deles, então a gente sempre busca casar as teorias e as práticas. Eu acredito muito que a comida é uma coisa social, e vejo que essa atividade tem um valor muito positivo nos alunos, pois além de abrir os horizontes deles para novas perspectivas, essa proposta também oportuniza que a gente se conheça melhor, fora do ambiente da sala de aula, e essa relação é muito boa para o aluno”, avalia.

Ainda de acordo com o professor, em outras ocasiões, os estagiários já trabalharam com turmas de 3º ano do ensino médio a questão da alimentação pré-prova, como o que comer antes da realização de processos seletivos como Enem e Vestibulares.

O primeiro estágio prático do curso de Nutrição está alocado no 5º semestre da graduação da UFN. A proposta da atividade é trabalhar com turmas de escolas públicas e privadas da região, bem como alunos do ensino fundamental e médio. Para isso, é realizado um sorteio, onde os estagiários de nutrição são alocados em diferentes escolas para a realização de um diagnóstico e a implementação de atividades com enfoque em melhorias no comportamento alimentar do estudante.

De acordo com as acadêmicas que realizaram o estágio, as atividades propostas durante o semestre foram: o diagnóstico do perfil do aluno e a avaliação antropométrica de cada um, que envolve tirar as medições de índice de massa corporal, peso, altura, entre outras. Em um segundo momento, foi realizada uma palestra com a temática da nutrição esportiva, e sobre a necessidade hídrica. Ao longo das atividades propostas, as estagiárias também trabalham com o guia alimentar para a população brasileira, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Para finalizar a atividade desta sexta-feira, 5 de julho, os grupos se reuniram para consumir os alimentos produzidos por eles. “Eu nunca tinha cozinhado nada na minha vida, então eu achei muito legal a proposta de tornar o lanche que eu como todo dia em uma forma mais saudável e prática de me alimentar. E ainda, que não é porque é feito com ingredientes naturais, que não é bom, pois a gente fez um brigadeiro de mandioca e ficou muito bom”, avalia a estudante Ana Elise Neves.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom
Imagens: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom