Estudantes da UFN visitam o projeto ‘Conheça Nossa Aduana’, da Receita Federal Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/06/2023

Na madrugada do dia 5 de junho os estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e de Administração da Universidade Franciscana (UFN) saíram de Santa Maria com uma missão: conhecer mais sobre o trabalho da Receita Federal em Sant’Ana do Livramento, fronteira entre Brasil e Uruguai. A comitiva foi liderada pelo professor Lucas Almeida dos Santos, coordenador do curso de Ciências Contábeis e pela professora Liziane Alves de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A viagem também contou com a presença de Paola Pochmann que é representante de Cidadania da Fiscal Delegacia da Receita Federal em Santa Maria.

A Receita Federal é o órgão público responsável pelo controle da entrada e saída do país de veículos, mercadorias e bens. Assim, a primeira parada foi no Posto de Fiscalização, localizado na BR 158, onde os alunos foram recebidos pelos auditores-fiscais Inspetor Adilson Valente e Fabiano Goto, chefe da equipe de vigilância e repressão, que conversaram sobre a atuação da Receita Federal na Fronteira Oeste gaúcha e explicaram a respeito da atuação da equipe de vigilância e repressão, sobre o procedimento administrativo que se segue à apreensão de mercadorias e sobre as possíveis destinações dos materiais apreendidos. As turmas também puderam conhecer de perto os veículos semi-blindados utilizados nestas operações e os uniformes da equipe, que usa colete balístico e tem autorização de porte de arma.

A segunda parada da visita foi o Porto Seco de Sant’Ana do Livramento. Recepcionados pelo auditor-fiscal David Cureau Cervo, chefe da equipe aduaneira, puderam verificar como funciona a logística de entrada e saída de mercadorias importadas e exportadas que passam pelo Porto Seco. Foi possível inclusive ver de perto e tirar dúvidas sobre como funciona uma verificação física com o analista tributário Gerson Lesina Montanari. Representantes da Multilog, empresa concessionária que administra o Porto Seco na cidade, também acompanharam a visita tirando dúvidas. Os acadêmicos também puderam observar o scanner de cargas sendo utilizado ao vivo, e visitaram a cabine onde são analisadas as imagens. A visita terminou com a entrega de certificados de participação aos estudantes.

projeto ‘Conheça Nossa Aduana’ é uma ação de interação com a sociedade em que, periodicamente, a Receita Federal abre suas portas para receber visitantes. A visita dos alunos da UFN deu-se dentro do Acordo de Cooperação Técnica que a Universidade possui com a Receita Federal, que instituiu o NAF da UFN. Assim, momentos como este possibilitam aos estudantes uma forma de aprofundar seus conhecimentos e compreender a importância de um órgão fiscalizador como a Receita Federal, a qual atua como agente educador e sensibilizador da ação de Pessoas Físicas e Jurídicas frente à uma sociedade mais justa para todos, por meio de uma consciência cidadã.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/Curso de Ciências Contábeis