Estudantes da UFN têm bate-papo sobre abuso sexual Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/05/2019

O curso de Graduação em Psicologia e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana promoveram a 3ª roda de conversa com o tema “Enfrentamento ao abuso e exploração sexual na infância e adolescência”.

A atividade contou com a presença de estudantes e profissionais das áreas de psicologia e enfermagem. Além do bate-papo, também foi apresentado o documentário “Superar”, que conta a história de superação de meninos que sofreram violência sexual na infância e adolescência.

Ao longo do vídeo, profissionais da área da saúde e vítimas de abusos sexuais na infância elencaram características da violência, as consequências disso no desenvolvimento da pessoa e a importância de buscar ajuda para que a vítima consiga superar a violência sofrida.

“O abuso sexual em meninos não tem uma grande repercussão e isso acaba sendo um tabu, por não ser muito abordado nem em estatísticas de pesquisa. A partir do documentário queremos mostrar um novo olhar, uma visão mais cuidadosa e que o profissional, tanto psicólogo quanto enfermeiro, tem que estar pronto para lidar com esse tipo de situação”, explicou a docente de Psicologia da UFN, Josiane Abaid. 

O tema do encontro ocorreu em alusão do dia 18 de maio, marcado pelo combate à exploração sexual infantil. 

Os alunos presentes no evento debateram o assunto, procurando entender as situações, os acontecimentos, a partir dos relatos expostos no documentário. 

O bate-papo que já está na sua terceira edição, surgiu por meio da professora Josiane Abaid, do curso de Psicologia, em parceria com a professora Regina Costenaro e Monise Serpa, ambas do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, e com a colaboração da professora Samara Santos da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação