Estudantes da UFN desenvolvem mecanismo para auxiliar paciente durante isolamento social Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/07/2020

Texto: Emanuely Guterrres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / Terapia Ocupacional UFN

Em razão da pandemia da Covid-19, muitos pacientes da clínica escola da Universidade Franciscana passaram a ter seus atendimentos presenciais adaptados para virtuais, com as tele consultas promovidas pelos estudantes e professores.

Este foi o caso de M.V., de 5 anos, que foi diagnosticada logo após o nascimento com paralisia cerebral (GMFCS III - sistema de classificação da função motora grossa), e é atendida pelo curso de Terapia Ocupacional da UFN. A menina, diante do distanciamento social imposto pela pandemia, começou a regredir em alguns aspectos motores devido a hipotonia de tronco e cabeça.

A partir dessa constatação via tele consulta, as estudantes do 9º semestre de Terapia Ocupacional da Universidade conseguiram dar o suporte necessário para a paciente, visto que estudaram e desenvolveram um dispositivo de tecnologia assistiva, a fim de otimizar resultados de M.V., com melhoramento da postura sentada e bom alinhamento de tronco – primordiais em todos os contextos que a criança se encontra.

“Diante disso, foi confeccionado uma cadeira com bandeja adaptada de forma que a paciente ficasse sentada em um ângulo adequado a necessidade dela, buscando assim, o melhor alinhamento possível da posição sentada auxiliando na retificação do tronco, liberando as mãos para o dinamismo manual e consequentemente para uma melhora na exploração dos brinquedos, contribuindo assim, para o desenvolvimento da criança”, explica a estagiária Cintia Tavares.

De acordo com a Profa. Carine Baldicera de Grandi, que coordena a disciplina de Estágio Supervisionado juntamente com a Profa. Eliane Caldas, após o produto ter sido entregue à criança, a mãe agradeceu ao grupo e as terapias realizadas de forma online, que foram e são muito importantes para a paciente. “O projeto da cadeirinha com a bandeja não poderia ser melhor, foi maravilhoso para a postura dela e aos poucos ela está melhorando. Quero agradecer pela atenção, pela dedicação, pelo amor que os alunos e professores tem com os nossos filhos. Eles são anjos guiados por Deus na vida deles. Eu só tenho a agradecer, obrigada do fundo do meu coração”, ressaltou a mãe da menina.

As alunas ficaram muito felizes com a oportunidade de fazer a diferença na vida de M.V., segundo elas estão encerrando o semestre com chave de ouro, tendo a oportunidade de vivenciar novas experiências que possam contribuir com seu futuro profissional.