Estratégicas de projetos em marketing e patrocínio esportivo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/08/2018

Dando continuidade ao Fórum de Comunicação da Universidade Franciscana, oficinas foram realizadas na tarde desta quinta-feira, 16 de agosto. Entre elas, a de elaboração de projetos em marketing e patrocínio esportivo, ministrada pelo professor e doutor Nicolas Caballero Lois.

Na oficina, o professor afirma que, no Brasil, cerca de 57% das verbas investidas nos clubes esportivos é da televisão. Além disso, ele destaca que o governo brasileiro é um dos grandes investidores dos grandes clubes brasileiros de esporte.

Na área da comunicação de marketing esportivo, Nicolas ressalta as estratégias para investir no esporte. Entre elas, o incentivo e patrocínio do mercado aos clubes esportivos.

Como exemplo, Nicolas citou o brasileiro Antônio Carlos de Almeida Braga conhecido como Braguinha, dono de umas das grandes seguradoras do Brasil e o primeiro a patrocinar um time de vôlei.

Já na área do futebol, o primeiro time brasileiro a exibir a marca do patrocinador em cima dos números dos jogadores foi o Sport Club Internacional, de Porto Alegre. Ele ainda afirma que, os patrocinadores usam estratégias para buscar seus públicos alvos.

A oficina chamou atenção dos alunos. Entre eles, do acadêmico de jornalismo Allysson Marafiga, 19 anos, que acredita que o esportivo é uma área influente e é uma experiência nova para adquirir conhecimento.

Texto: Rafael Caetano Finger / Acadêmico Jornalismo
Fotografia: Kauan Costa / Acadêmico Jornalismo