Especializanda do Chile realiza vivência na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/12/2019

O Programa de Residência Profissional em Enfermagem na Urgência e Trauma, da Universidade Franciscana, recebeu uma intercambista vinda do Chile para realização de vivência acadêmica na IES.

O contato inicial da especializanda em Terapia Intensiva, Libertad Pamela Manriquez Salles, da Universidade Católica de Maule - Chile, com a UFN, foi realizado entre a Professora Paula Andrea Ceballos Vasquez, da Universidade de Maule, e os Professores Claudia Zamberlan e Silomar Ilha, da Universidade Franciscana, durante a ‘6ª Jornada Internacional de Enfermagem e 4º Seminário em Saúde Materno Infantil: Sistematização do processo de cuidado em saúde’, evento promovido pelo curso de Graduação em Enfermagem e Mestrado Materno Infantil na Universidade Franciscana, em maio de 2019.

O interesse de Libertad era de conhecer o sistema de saúde brasileiro, com ênfase na Terapia Intensiva e na Urgência e Emergência. Durante o período de vivência, que ocorreu do dia 18 de novembro a 18 de dezembro de 2019, a Intercambista teve a oportunidade de participar das reuniões e aulas teórico-práticas junto aos residentes.

Além disso, realizou 120 horas de prática junto dos residentes nos serviços de Urgência e Emergência de Santa Maria (Pronto Atendimento Municipal e UPA 24 horas), bem como visita a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Francisco de Assis, acompanhada do Professor Silomar Ilha.

Além das atividades diretamente ligadas ao Programa de Residência, Libertah participou do 11º Workshop do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde (GEPESES) e do III Seminário de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) vinculado ao Mestrado profissional em Saude Materno Infantil, ambos realizados na UFN.

Na imagem acima, da direita para a esquerda: Professora ClaudiaZamberlan, Professor Silomar Ilha, Enfermeira Intercambista Libertah e asEnfermeiras Residentes Ana Paula, Emanueli e Vanessa, durante participação no 11ºWorkshop do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social daEnfermagem e Saúde (GEPESES).