Escravidão, samba-enredo e seus desdobamentos sociais são temas de aula inaugural de semestre Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/03/2018

Os cursos de História, Ciências Econômicas, Administração e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens do Centro Universitário Franciscano realizaram aula de começo de semestre em 2018 com o tema “Quando a escravidão vai para a Avenida: Paraíso da Tuiuti e a reflexão sobre o Brasil”. Na oportunidade, o Prof. Dr. Paulo Roberto Staudt Moreira, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), analisou o samba enredo da Escola e refletiu com os presentes a importância de se trabalhar o tema em contexto acadêmico.

Uma das coordenadoras do encontro, que reuniu mais de 280 estudantes, professora Roselaine Casanova, ressaltou que o tema escravidão ainda é presente em nossa sociedade, em especial no meio rural e, refletir a origem dela, é prevenir-se diante de possíveis atrocidades sociais.

“Vimos muita gente pedindo a volta da ditadura militar. Mas nossa condição de diretos é uma conquista que não pode retroceder. Exigir a democracia é garantir direitos igualitários. É manter viva a história de sangue e suor dos negros que construíram nosso Brasil”, enfatiza.

A aula Inaugural ocorreu no Salão de Atos, no Prédio 13 do Conjunto III do Centro Universitário Franciscano, dia 14 de março.