Escolas públicas receberam computadores arrecadados pela UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/12/2021

Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Franciscana (UFN) realizaram nesta terça-feira (21), pela terceira vez, a ‘Campanha de Arrecadação de Computadores’. A proposta tem o objetivo de promover a distribuição de equipamentos eletrônicos para estudantes de escolas públicas, ocorreu às 14h no pátio do Conjunto I da UFN.

A ação é uma iniciativa da disciplina ‘Projeto Integrador’, a qual envolve ambas as graduações, e tem a finalidade de aproximar a comunidade externa da instituição. A campanha foi originada com base na inclusão tecnológica de crianças que não possuíssem equipamentos para acesso à Internet.

Sob a organização do docente dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, Alessandro Mainardi, foram adquiridos 18 dispositivos (notebooks, tablets e computadores) destinados à alunos de escolas municipais de Santa Maria: “É muito gratificante poder participar novamente desta ação, ainda mais no final deste ano, em uma época simbólica de Natal para as crianças”. Entre as instituições de ensino inseridas, estiveram: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Euclides da Cunha; a EMEF Maria de Lourdes Bandeira Medina; e a EMEF Martinho Lutero.

Para a vice-diretora da EMEF Euclides da Cunha, Janete Wouters, o convite para seleção dos alunos partiu do Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Maria (NTEM), com a notificação de que seriam doados seis computadores para a escola entre todos os materiais arrecadados. “Os nossos professores ajudaram na escolha das crianças. Foram considerados em primeira mão, os que não possuíam recursos para acessar as aulas, assim como os que tivessem mais irmãos, como uma alternativa de auxiliar um maior número de pessoas simultaneamente”, pontuou a vice-diretora Janete.

E a professora Maritê Neocatto, coordenadora do NTEM, explica que embora já estejam ocorrendo aulas no sistema híbrido, as doações seguirão como recursos no sistema de aprendizagem a longo prazo. Participaram da atividade 19 acadêmicos entre as duas graduações, entre eles Alexsander Brum, estudante do 2º semestre de Ciência da Computação, descreve que a aquisição dos computadores ocorreu por meio de doações voluntárias, após a divulgação de anúncios via internet e rádio: “Depois do recebimento dos materiais, consertamos e atualizamos todos para deixá-los aptos à utilização. É um projeto muito legal e emocionante, principalmente por saber que esta ação será recompensadora no processo educacional das crianças”.

Cleusa Dias é mãe de um estudante de 3º ano da EMEF Euclides da Cunha e enfatiza a dimensão da ajuda promovida pela UFN e pelo NTEM: “É uma iniciativa maravilhosa para todos nós. Estávamos passando bastante dificuldade com a pandemia, referente ao acompanhamento das aulas das crianças”. Segundo ela, é uma alternativa que oferece novas oportunidades de acesso à educação para pessoas que necessitam de apoio no processo educacional à distância.

Desde as edições passadas, a ideia para a Campanha baseou-se na doação de equipamentos, para estudantes que não tivessem como acompanhar as aulas remotas. A primeira entrega ocorreu em dezembro de 2020, período em que foram arrecadadas 13 máquinas. Já na segunda realização, 20 computadores foram doados. Edição esta que contou com a participação da OAB de Santa Maria e do NTEM. Ao longo deste período, mais de 60 acadêmicos dos dois cursos participaram das atividades extensionistas.

Texto e Fotos: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo