Equipe da UFN é campeã regional de desafio proposto pela Nasa Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/10/2018

Uma equipe formada pelos alunos do Curso de Sistema de Informação da UFN, com coordenação do professor Mirkos Martins, venceu a etapa regional de uma maratona mundial de soluções de problemas criados pela Agência Espacial Americana, Nasa. A competição chamada de “Space Apps Challenge” desafia equipes multidisciplinares para análise e construção de aplicativos, design e protótipos para problemas propostos por cientistas da própria Nasa.

O desafio ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Santa Maria Tecnoparque de Santa Maria. A equipe intitulada “RocketLaunch” foi composta pelos acadêmicos Alex Hyacon, Carlos Henrique Antunes, Eric Felipe Marques, Luther Souto e Jonathan Silva. A competição reuniu alunos de outras instituições de ensino da cidade e profissionais liberais.

Conforme o professor Mirkos, a atividade foi estimulada por meio das disciplinas de Modelagem e Simulação e Sistemas Cooperativos. “A equipe desenvolveu um aplicativo utilizando tecnologias de ponta fornecidas pela organização do evento, como fotografias dos bancos de imagens da órbita, inteligência artificial e de serviços de web da Amazon, por exemplo”.

Ainda conforme o professor, a competição mundial, que reúne as 30 melhores equipes em nível global, possibilita o acompanhamento de um foguete ao vivo, em uma base de lançamento.

Site da competição