“Entrelaçando Saberes” projeta criação de robô autônomo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/11/2019

Texto: Carolina Teixeira/Jornalista Assecom e Giulimar Machado/Estagiário de Jornalismo Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom e Giulimar Machado/ Estagiário Jornalismo Assecom

Estudantes e professores do Ensino Básico de Santa Maria e Região participaram do encerramento do projeto Entrelaçando Saberes, desenvolvido por uma parceria entre a Universidade Franciscana e a Prefeitura Municipal de Santa Maria, especialmente a Secretaria de Educação do município.

O projeto foi desenvolvido para integrar professores do ensino básico e ensino superior, a fim de que planejem e estudem novas formas de ensino, a partir de propostas diferenciadas de trabalho, que vai além do formato de palestra. Ou seja, o processo formativo do Entrelaçando Saberes foi realizado por meio do diálogo entre os docentes da UFN e professores do ensino básico, com metodologia interdisciplinar para que isso seja desenvolvido na prática, com a criação de projetos extensionistas.

Ao longo do projeto, foram criados projetos de extensão que envolvem a comunidade e assuntos que nela são vivenciados pelos estudantes. Entre os temas, educação ambiental, tecnologia, iluminação pública, gravidez na adolescência, etc.

O fechamento das atividades lotou o Parque Hotel Morotin, localizado na Faixa Nova de Camobi. Cada escola, em seu estande, apresentou alguns dos trabalhos realizados ao longo do ano, junto dos professores que participaram da formação docente, promovida pela UFN e Prefeitura.

A Universidade disponibilizou equipes de docentes formadores dispostos a auxiliar no desenvolvimento profissional dos professores do 5º ao 9º ano das escolas do município, com o grande desafio de desenvolver um processo individualizado com base autoformativo. Assim, alcançando o objetivo de traçar um novo caminho para a educação na cidade, com troca de conhecimentos entre os professores de ambos os níveis de ensino, para que todos cresçam juntos em prol da educação como um todo. 

No decorrer do processo, os estudantes tiveram muitos aprendizados. Assim como a estudante Júlia Campos Xavier, de 17 anos, que por meio da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial – EMAI teve o primeiro contato com a UFN, especificamente com os cursos da área de Ciências Tecnológicas da IES, onde aprendeu a ler o C++, que é um tipo de linguagem de automação, ligada ao arduíno.

Segundo ela, foi uma grande oportunidade, já que se encantou pela área. “O C++ possibilita programações de alto e baixo nível, pela leitura de códigos. Alguns programas conhecidos, como Microsoft Windows, Mozilla Firefox, possuem na sua criação a linguagem C++”, explicou.

Júlia, junto de outros estudantes vindos de 8 escolas municipais da cidade, trabalharam na criação de um robô autônomo com arduíno. O trabalho se deu devido a aprovação, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e Prefeitura de Santa Maria, do projeto de robótica desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTEM.

De acordo com a professora formadora do projeto, Maristela Dalla Porta de Abreu, buscou-se uma parceria junto à Universidade Franciscana, devido ao Laboratório de Práticas dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Jogos Digitais da IES já possuírem um projeto de extensão, no qual ensina robótica à estudantes do ensino fundamental.

A partir daí, iniciou um trabalho de capacitação junto aos estudantes e professores formadores dos envolvidos no projeto do NTEM por parte do Laboratório de Práticas, para o desenvolvimento do projeto – programação de um carrinho robotizado, para que ele obedeça à comandos dados por quem o utiliza – na área da programação e utilização do arduíno, sob coordenação do professor Alessandro Mainardi Oliveira, da UFN.

“Somente quatro regiões do Brasil foram selecionadas para trabalhar com robótica, sendo duas da Região Sul. E isso se deu por meio do projeto ‘Entrelaçando Saberes’, que possibilitou que os professores da rede municipal, em parceria com os professores do ensino superior, desenvolvessem projetos diferenciados”, explicou Maristela.

ENTRELAÇANDO SABERES

Os projetos desenvolvidos no decorrer do ‘Entrelaçando Saberes’ foram apresentados na 7º Parada de Formação, que reuniu professores do Ensino Infantil, Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos – EJA, no dia 22 de outubro. Entre eles estavam ações que acreditam na formação continuada dos professores e, principalmente, no papel do aluno como o foco central das atividades para o seu próprio desenvolvimento.

Os encontros integraram professores das regiões Leste e Campo, região Sul, região Norte, região Oeste e bairro Camobi, onde foram desenvolvidos métodos e formas de trabalho, para que, com o auxílio de docentes da Universidade Franciscana, fossem desenvolvidas metodologias de ensino a partir da realidade em que os estudantes vivem.

De acordo com a professora da UFN, Letícia Fogaça, que participou do projeto, o processo de formação fez com que encontrasse professores encorajados. “Foi uma troca de experiências, onde eles aprenderam conosco o sentido da criação de projetos e atividades diferenciadas, e nós tivemos a oportunidade de ver o desenvolvimento dos projetos nas escolas, que causaram um impacto muito positivo na comunidade escolar e da região, onde se encontram essas escolas”, afirmou.

Os projetos desenvolvidos tiveram relação com a educação ambiental, gravidez na adolescência, iluminação pública, leitura, sustentabilidade, moda, história da arte, empreendedorismo, tecnologia, entre outros.

“Essa parceria possibilita a lapidação da prática dos professores de todos os níveis de ensino. Por meio dele, todos os profissionais envolvidos aprendem e isso reflete na qualidade do ensino, desde o ensino fundamental até o ensino superior”, ressaltou Letícia Fogaça, sobre a conexão entre Universidade e Ensino Básico.

Mentora da Região Oeste, a professora Liane Batistela Kirt, da UFN, destacou que os projetos desenvolvidos nas escolas partiram de uma perspectiva interdisciplinar de construção de conhecimento. E, segundo ela, foi um momento muito especial em que as redes de ensino, tanto públicas, quanto privadas, estão implementando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documento este que norteia o trabalho educativo na educação básica, que também pressupõe um ensino compartilhado entre as diferentes áreas do conhecimento.

O encontro de formação de professores, que integrou o projeto ‘Entrelaçando Saberes’, tem como intuito incorporar experiências com aquilo que os estudantes já aprendem em sala de aula, no sentido de ampliar o conhecimento para além das disciplinas. Segundo os organizadores, a ação oferece aos profissionais da área da educação um acréscimo pedagógico em um período de transformação tecnológica.


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