Ensino a Distância completa um ano em ampla expansão Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/06/2020

Essa caminhada da UFN via oferta de cursos EAD, trouxe um know how importante para a continuidade das aulas nesse período de distanciamento social. Quando a interrupção das aulas presenciais foi anunciada pela Reitoria, a UFN Digital disponibilizou tutoriais, antes usados nos cursos a distância, para todos os professores da UFN.

Dessa forma, foram disponibilizados tutoriais para configuração de aulas no ambiente virtual Moodle (sala de aula virtual da UFN), sobre gravação de videoaulas e realização de aulas ao vivo (lives). A disponibilização rápida dos tutoriais, ainda nos primeiros dias de planejamento para as aulas remotas, além da disponibilização de toda a equipe da UFN Digital para auxiliar professores em suas dúvidas, trouxe um diferencial importante para a UFN. A Universidade se manteve em funcionamento e as aulas não pararam.

Os cursos de graduação a distância também foram impactados pela interrupção das aulas presenciais, já que possuem encontros presenciais uma vez ao mês. Esses encontros também estão sendo realizados por meio de aulas ao vivo.

Essas ações mostram o amadurecimento da Universidade Franciscana para o uso das tecnologias educacionais, tanto na modalidade presencial, quanto na modalidade a distância, em um contexto de aumento da importância da educação digital. Cada vez mais, professores e estudantes descobrem as potencialidades das tecnologias educacionais, seja nas aulas teóricas, orientações ou reuniões.

A busca de qualidade nas aulas remotas e outros encontros a distância é uma constante na UFN. Fizemos diversas reuniões administrativas e pedagógicas, buscando alcançar o mesmo nível de qualidade nas aulas remotas, se comparadas às aulas presenciais. Na medida em que a educação digital já faz parte da vida das pessoas (a tecnologia faz parte da vida cotidiana e não poderia ser diferente no ensino), a rápida transição das aulas presenciais para aulas remotas mostra que a UFN está alinhada com as inovações educacionais, possuindo um corpo docente qualificado e que se dispõe a inovar.

Números da UFN Digital

No primeiro semestre de 2020, há 48 disciplinas da graduação e pós-graduação, sendo elaboradas por 69 professores autores da UFN ou contratados especificamente para a produção de conteúdos EAD.

Para ter uma dimensão do trabalho da equipe da UFN Digital, em 2019, foram produzidos 30 planos de aprendizagem, 38 livros didáticos ou textos diagramados, 840 questões objetivas e dissertativas, 30 provas, 60 objetos de aprendizagem e 253 videoaulas. Para que essa produção seja organizada e não haja atrasos, a UFN Digital possui fluxos de produção e um sistema de gerenciamento (software), o Controle de Produção da Educação Digital (CPED), construído pela equipe da UFN Digital.

Cursos ofertados pela UFN Digital com inscrições abertas

• Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
• Tecnólogo em Marketing
• Tecnólogo em Processos Gerenciais
• Tecnólogo em Gestão Comercial
• Tecnólogo em Gestão Financeira
• Licenciatura em Pedagogia

Conheça os cursos

Pós-graduação em nível de especialização lato sensu

• Ensino de Humanidades
• Ensino de Biotecnologia
• Ensino de Nanociências e Nanotecnologia
• Ensino de Estatística

Dados sobre uso dos recursos tecnológicos na UFN durante aulas remotas

No Microsoft Teams, recurso para as aulas ao vivo, há um total de 3.000 usuários ativos e no período de 05/05 a 03/06 foram realizadas 2.087 chamadas em grupo e organizadas, 1.232 reuniões.

É importante salientar que há alguns anos, o Moodle já é utilizado como recurso complementar às aulas presenciais. Inclusive, cada disciplina da modalidade presencial, possui sua sala de aula virtual assim que o semestre começa bastando o professor habilitá-la. No primeiro semestre de 2020, foram abertas 1366 turmas de graduação, 125 turmas de mestrado/doutorado e 223 turmas de especialização no Moodle.

Além disso, no período de planejamento de interrupção das aulas presenciais, a equipe da UFN Digital e o setor de Tecnologia da Informação (TI), implantaram, para cada disciplina, uma sala virtual no Microsoft Teams. Dessa forma, os professores podem realizar suas aulas ao vivo, sem necessidade de inscrição de alunos, já que os matriculados nas disciplinas, entram automaticamente nas salas de aulas virtuais do Moodle e Teams.

Portanto, o conhecimento adquirido na oferta de cursos EAD e a experiência da UFN Digital com metodologias e estratégias para a Educação a Distância, aliado ao trabalho da Pró-reitoria Acadêmica e setor de Tecnologia da Informação, levaram a uma rápida transição das aulas presenciais para aulas remotas.

Cursos de extensão EaD

• BNCC: do planejamento à prática escolar
• Conjuntura econômica descomplicada
• Ensino de Biotecnologia como prática escolar emergente