Engenharias realizam visitas de estudos em empresas da Serra Gaúcha Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/09/2019

Os cursos de Engenharia da Universidade Franciscana realizaram visitas de estudos nas cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha.  A viagem ocorreu no dia 12 de setembro, e foi organizada pelo coordenador da Engenharia Química, Germano Possani.

A primeira visita foi realizada na Vinícola Salton, em Bento Gonçalves/RS. Nela, foi realizado um tour com os visitantes, os quais tiveram a oportunidade de conhecer a história da vinícola, desde seus primórdios até os dias atuais, bem como conhecer todo o processo produtivo desde a uva até os mais variados tipos de bebidas, como vinhos, espumantes e outras. Isso por que, segundo Germano, a Salton é detentora de 40% do mercado nacional de vinhos e espumantes e exporta para mais de 20 países.

A segunda visita foi realizada na empresa Tramontina Starflon, localizada no município de Carlos Barbosa/RS. Os estudantes puderam acompanhar todo o processo de fabricação da linha de produtos com aplicação antiaderente como panelas e frigideiras, no qual num primeiro momento o alumínio é utilizado na fundição contínua de chapas, tecnologia Caster.

Segundo Germano, essas chapas são organizados em rolos os quais são encaminhados para os processos de corte, para obtenção de discos, para posterior deposição de material antiaderente e pintura. A seguir, os discos são tratados fisicamente para posterior conexão com os cabos e encaminhados para a etapa final: a embalagem. A empresa Tramontina possui várias unidades de produção, sendo uma empresa de grande porte, na qual os produtos da Tramontina Starflon são atualmente exportados para mais de 140 países.

"Os processos de produção, de ambas empresas possuem várias etapas, as quais necessitam ser projetadas, construídas, operadas, coordenadas, controladas e otimizadas por engenheiros e engenheiras de diversas áreas. Assim, o propósito dessas visitas consistiu em promover uma experiência técnica in loco para os alunos das Engenharias da UFN, a fim de melhor familiarizá-los com o seu mercado de atuação, além de proporcionar novas vivências e expandir seu networking", explicou o coordenador.

A viagem de estudos contou com a participação de alunos das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária, Biomédica e de Materiais.