Engenharias realizam atividade sustentável em escola municipal da Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/07/2019

Os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Química da Universidade Franciscana realizaram, de forma conjunta, uma atividade de extensão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourenço Dalla Corte, localizada no Bairro São José, em Santa Maria-RS.

O subprojeto dos cursos, intitulado “Integração entre graduação e ensino básico: um caminho na busca da sustentabilidade ambiental”, está incluído junto ao programa de extensão que envolve a Tecnologia, Inovação e o Desenvolvimento Sustentável. Fazem parte do subprojeto, as disciplinas de 'Saúde e Saneamento', 'Avaliação e Controle de Qualidade da Água', e 'Ergonomia e Segurança do Trabalho'. Todas elas buscam incentivar a interdisciplinaridade e o trabalho extensionista, ou seja, a elaboração de ações que tenham o objetivo de solucionar os problemas existentes em uma comunidade onde a Universidade está inserida.

Os estudantes e professores da UFN, juntamente com a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), criaram composteiras/tempereiras na escola, a fim de incentivar a decomposição de materiais orgânicos no local, promovendo a separação do lixo orgânico e do lixo seco/reciclável.

Durante a primeira visita, realizada no mês de Maio, os integrantes do subprojeto estiveram na escola para conhecer o ambiente e incentivar a integração entre alunos de graduação e ensino fundamental, a partir de atividades extensionistas. O enfoque do primeiro encontro abordou diversos assuntos que centram a proposta do subprojeto como, por exemplo: a importância do aproveitamento dos resíduos orgânicos que são gerados na escola para promover melhorias na qualidade de vida, a importância de cuidar da vegetação para conservar a água no solo e, assim, evitar processos de erosão, alagamentos e doenças que são veiculadas pela água.

Especificamente, os alunos da disciplina de 'Avaliação e Controle de Qualidade da Água' e 'Saúde e Saneamento' falaram sobre os cuidados com a água, a higiene pessoal e do ambiente para evitar doenças veiculadas pela água, como a Dengue, Zica Vírus, Chikungunya, Amebíase, Colera, Hepatite A, entre outras.

Na segunda visita à escola, os integrantes do subprojeto e os alunos da 6ª série do ensino fundamental realizaram a primeira fase da montagem de composteiras/tempereiras, utilizando material reciclável, como pneus e bombas de água mineral para a construção dos objetos. As composteiras tem a finalidade de fazer a compostagem seca dos resíduos orgânicos gerados durante o preparo dos lanches distribuídos na escola, e nesse local podem ser cultivados temperos e plantas que podem ser utilizadas para fins medicinais, e também na alimentação.

O curso de Engenharia Química fez uma avaliação dos riscos ambientais da escola com a finalidade de propor medidas que visem a eliminação ou minimização desses riscos e, assim, zelar pela integridade física e mental dos alunos, professores e funcionários.

Na próxima e última visita, que deve ocorrer ainda neste mês, será finalizado o processo de montagem das composteiras/tempereiras. A atividade contará com a participação da CRVR, que fará a remoção dos entulhos do entorno da escola.

Os integrantes da atividade são os docentes Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos e Juliana Ferreira Soares, e os alunos Isadora Boscardin Espíndola, Letícia Camargo Munhoz, Fernando Fava Alves, Jaqueline Ferreira Soares e Isadora Iensen Albanio, da Engenharia ambiental e Sanitária. Representando a Engenharia Química, fazem parte do grupo o professor William Leonardo da Silva, e os acadêmicos Cristina Rhoden Cortes, Mariele Dalmolin da Silva, Ronaldo Krauspenhar da Rocha filho, Gabriela Müller Barreto Castilhho e Theodoro da Rosa Salles.