Engenharia Ambiental e Sanitária realiza atividades em alusão a Semana do Meio Ambiente Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/06/2019

O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Franciscana, realizou, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, um passeio pelas áreas de risco do município de Santa Maria.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar o patrimônio natural onde se vive, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 5 de junho como o Dia do Meio Ambiente. Visando trazer esse conceito para a realidade da cidade, o passeio visitou localidades de risco, como as encostas do morro Cechella, a barragem do DNOS, o morro do Monumento do Ferroviário e a vila Bilibio.

“A ideia é proporcionar aos nossos alunos o conhecimento a respeito dessas áreas, bem como as razões destas serem classificadas como áreas de risco ambiental, e as consequências da sua ocupação irregular. A atividade foi de grande riqueza de conhecimentos, por conta dos sérios problemas ambientais observados, os debates envolveram conhecimentos de muitas disciplinas do curso e, principalmente, surgiu a reflexão sobre o que pode ser evitado ou mitigado. Foi um excelente exercício da principal atribuição do engenheiro ambiental e sanitarista: a proposição de soluções para os problemas ambientais”, avalia a coordenadora do curso, Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos.

Participaram dessa atividade, docentes e discentes do 1º ao 9º semestre do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFN, acompanhados pelo ex-integrante da defesa civil de Santa Maria Cladmir Cordeiro Nascimento, que possui mais de 40 anos de experiência com abordagens em áreas de vulnerabilidade ambiental, e pelo superintendente de Licenciamento do município e egresso da IES, Gerson Peixoto.

Para encerrar as comemorações da Semana do Meio Ambiente, no dia 16 de junho o curso realizou uma atividade em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizada na praça Saturnino de Brito. A ação contou com a participação de empresas e órgãos ambientais públicos e privados da cidade, como a Companhia Rio-grandense de Valorização de Resíduos, a Defesa Civil, o Grupo Bandeirantes, a Maringá Metais, a Sustentagil, a FAPAS, e o grupo Engenheiros sem Fronteiras.

Na ocasião, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária fez a distribuição de mudas da planta Ora-pro-nobis, que são desenvolvidas no curso. A graduação também aproveitou a oportunidade para divulgar algumas atribuições do engenheiro ambiental e sanitarista, expondo maquetes que demonstram a importância da cobertura vegetal na manutenção da água no solo. Nesta atividade participaram a coordenadora do curso, professora Noeli Júlia, e a professora Juliana Ferreira Soares, juntamente das estudantes Isadora Iensen Albanio e Jaqueline Ferreira Soares.

Imagens: divulgação / Engenharia Ambiental e Sanitária UFN