Enfermagem realiza entrega de doação de agasalhos na UBS Kennedy Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/06/2023

O curso de Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN) promoveu uma ação social de doação de agasalhos, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Kennedy. A Equipe de Atenção Primária (EAP) da Unidade recebeu as peças arrecadadas na manhã da última segunda-feira (12 de junho). A atividade teve como lema ‘Doe o que puder, pegue o que quiser’ e contou com o apoio do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Intervenções em Saúde Materno Infantil (Grupo GESTAR) e do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da UFN. As vestes foram doadas pelos acadêmicos e docentes de enfermagem e entregues as famílias por ocasião das consultas de acompanhamento na UBS.

O estudante do curso de Enfermagem e responsável pela campanha, Leandro Medeiros, ressalta que o desejo em organizar a ação surgiu ainda no período de Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem III, realizado na unidade. “O nosso curso de Enfermagem e o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil estão sempre atentos às necessidades da população. Essa foi uma demanda percebida no período do estágio e um dos meus desejos em apoiar quem mais precisa nesta época do ano”, explica o acadêmico.

A mestranda e enfermeira do EAP, Joselaine Rigue, comenta a importância da presença da Universidade nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS): “É indispensável a inserção da UFN nos serviços públicos para o fortalecimento de vínculo entre profissionais e usuários. Os estudantes, como o Leandro, nos apoiam nessas ações de solidariedade e demais ações educativas realizadas aqui na UBS Kennedy”. A enfermeira Luise Roscoff, residente em enfermagem obstétrica, relata a emoção em doar as peças de roupas: “É muito gratificante ver alegria de uma família. Não é apenas uma ação, pontual, mas uma importante oportunidade para o exercício da empatia”.

A professora Naiana Oliveira, que realizou a supervisão do estudante no estágio e acompanhou o processo, destaca que esta profissão é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes cenários socioambientais e culturais. Para ela é sempre uma resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade. “Essa ação, sensibiliza e mostra a importância de ajudar o outro, com uma proposta participativa, solidária e cidadã”, expõe a docente.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Enfermagem