Encontro de Gestantes é promovido pela UFN e realizado na UBS Kennedy Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/04/2023

O curso de Enfermagem e o Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Franciscana (UFN), com o apoio do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Intervenções em Saúde Materno Infantil (Grupo GESTAR) e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, promoveram o primeiro encontro de gestantes na Unidade Básica de Saúde Kennedy. O evento ocorreu na última terça-feira (18), em uma sala comunitária da unidade que está localizada no Bairro Salgado Filho, região norte de Santa Maria.

Os organizadores decoraram o espaço e dinamizaram a conversa com as gestantes a partir da técnica ‘mitos e verdades’ e realizaram uma atividade interativa com base no fluxograma ‘Pré-Natal da Cátia’, desenvolvido pela egressa do Mestrado em Saúde Materno Infantil da UFN, Andressa Caetano. As gestantes também puderam esclarecer suas dúvidas durante o encontro e ao final foi realizada uma confraternização e entrega da ‘Cartilha de orientações sobre Pré-natal, Parto e Pós-parto’, desenvolvida pela também egressa do Mestrado, Tainá Ribas.

Na ocasião, foram apresentados e entregues os produtos desenvolvidos com o apoio do Projeto do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS/FAPERGS), coordenado pela professora Dirce Stein Backes. Participaram da organização do encontro as acadêmicas de enfermagem Eduarda Dorneles e Camila Cioquetta, as Enfermeiras Catiele Piccin e Joselaine Rigue, a residente em Enfermagem Obstétrica da UFN, Luise Roscoff e o Bolsista PPSUS/FAPERGS Leandro Medeiros. Para o acadêmico de Enfermagem, Leandro Medeiros, o encontrou visou compartilhar práticas e saberes em uma relação horizontalizada com as gestantes: “Em que nós estudantes e enfermeiros exercemos o papel de cuidador e educador, agregando ao seu saber-fazer o saber-fazer popular”.

Joselaine Rigue, enfermeira e mestranda em Saúde Materno Infantil, comenta que o momento possibilitou interação, troca de experiências e saberes populares, entre as gestantes, com o respaldo do conhecimento científico garantido pelos profissionais de saúde envolvidos. A enfermeira da equipe UBS Kennedy, Catiele Piccin, ressalta que: “Os encontros propiciam acolhimento às gestantes e fortalecem o vínculo entre o profissional e a comunidade. Propiciam, a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e de mitos que envolvem a gestação, o parto e o puerpério”.

A residente em Enfermagem Obstétrica, Luise Roscoff, comenta que “o encontro de gestantes é importante para elas tirarem suas dúvidas em um ambiente acolhedor e receptivo”. Para Kallyandra, gestante do seu primeiro filho, o encontro e os produtos apresentados lhe deixaram mais segura para o parto e pós-parto. “Me ajudou a esclarecer muitas dúvidas, os materiais são muito bons e poderei consultar a cartilha sempre que eu precisar”, comenta a gestante.

Para a professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Dirce Stein Backes, os encontros de gestantes são sempre espaços de construção conjunta. “Nós temos buscado dinamizar estes momentos de forma colaborativa entre estudantes da graduação, residência, mestrado e os Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. Temos inovado nas metodologias, no protagonismo das gestantes, na inserção dos acompanhantes. Nesse processo, os produtos técnico-tecnológicos desenvolvidos no Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil têm sido de grande apoio e estímulo. Nós temos certeza, que em pouco tempo, a cidade de Santa Maria será referência na área Materno-Infantil. Este é o nosso grande sonho”, salienta a coordenadora.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Foto: Divulgação/Curso de Enfermagem