Encontro com gestantes e puérperas na UFN celebra o Agosto Dourado Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/08/2023

O 5º Encontro de Gestantes – Maternar com Você da Universidade Franciscana (UFN) ocorre na segunda-feira (28), às 14h, e terá como temática principal a Campanha Agosto Dourado, que reforça a luta pelo incentivo à amamentação. Durante todo o mês, as ações de conscientização são incentivadas, assim como o esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. A atividade é uma ação conjunta do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil com o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Materno Infantil e o Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da UFN. Além de contar com o apoio da Política de Saúde Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria.

A sala 108 do Prédio 16, localizado em frente à cantina do Conjunto III, irá receber gestantes e mães com ou sem vínculo com a UFN, além de famílias com bebês até o 6º mês de vida. O encontro é gratuito e sem inscrição. O momento será coordenado pelos mestrandos e egressos do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e dos alunos residentes em Enfermagem Obstétrica. A programação é composta pela apresentação do documentário ‘Hora Ouro – Semente de esperança’; a palestra ‘Amamentação: do nascimento aos dois anos ou mais - quais os benefícios para o binômio, família e sociedade?’; a conversa ‘Mitos e verdades sobre aleitamento materno e amamentação – Apoio Cartilha de Orientações’; o relato de experiência de parto e amamentação da jornalista Laiz Lacerda (mãe do Augusto); e a apresentação da página web ‘Amamenta’. Além de uma confraternização e visita à Sala de Apoio à Amamentação da UFN.

‘’O apoio às colaboradoras, professoras e estudantes, por parte da Instituição, é fundamental para que as mães trabalhadoras possam amamentar seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, e complementada até os dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Hoje, na UFN, temos uma sala de apoio, certificada pelo Ministério da Saúde, que também será apresentada aos presentes’’, destaca o enfermeiro Leandro Medeiros, mestrando em Saúde Materno Infantil que estará com, também, enfermeira e mestranda Aline Costa coordenando esta ação que contará com as presenças das mestrandas Camila Cioquetta e Kyane Salles. Além das enfermeiras residentes Luise, Bárbara e Suziele.

“No mês de agosto, os diferentes serviços de saúde desenvolvem ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê e continuado até os 2 anos. O leite materno é considerado o alimento mais completo, pois contém as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê. Além de proteger o bebê contra infecções respiratórias, diarreia, obesidade e ajuda no desenvolvimento cognitivo, além de outros importantes benefícios. A campanha foi instituída no Brasil em 2017 e, desde então, a UFN vem participando de ações de fomento e protagonizado atividades internas que contemplam professoras, universitárias e colaboradoras”, aponta a professora Dirce Stein Backes, coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e docente do curso de Enfermagem.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista