Empresa incubada na UFN é destaque em relatório internacional de inovação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/04/2019

Empresa incubada no Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana, a ‘Vambora’ ganhou destaque em um relatório internacional sobre inovação e tecnologia, o Brazil Digital Report, produzido pela Mckinsey e Company em abril de 2019. O estudo mapeia e divulga ecossistemas onde é encontrado desenvolvimento tecnológico no mundo inteiro.

Ao todo, cerca de 900 startups do Estado tiveram seus produtos analisados, mas somente 22 foram selecionadas e ganharam destaque no relatório, de forma internacional. Isso porque o Brasil tem muitos centros de inovação, sendo que a maioria dos startups se encontram em 8 estados e Distrito Federal.

O relatório indica que há cerca de 915 startups, 8 incubadoras tecnológicas, 5 aceleradoras e mais de 120 instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul, que estimulam a produção e a pesquisa no âmbito tecnológico.

A ‘Vambora’ foi desenvolvida e incubada no Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana pelo estudante de Administração da UFN, Guilherme Krugds, pelo Administrador Lúcio Ruiv e por Tairone Livinalli, que trabalha com Sistemas para Internet.

O projeto ganhou visibilidade mundial tendo em vista o modelo de negócios que vem desenvolvendo em termos de presença digital ao longo do último ano. A ‘Vambora’ é um aplicativo de caronas compartilhadas, que busca conectar pessoas que tenham um mesmo destino.

“Santa Maria possui uma taxa de ocupação de 1,4 pessoas por veículo. O nosso intuito com o aplicativo de caronas é aumentar essa taxa, para diminuir o trânsito. Por exemplo, uma pessoa está indo de carro para a Universidade e têm mais 4 lugares vagos no veículo, ela pode acessar o aplicativo, colocar o número de vagas disponíveis e o destino da viagem e dar uma carona a alguém que vai para o mesmo local. Assim funciona o App e utilizando-o, ainda diminuiremos os gases poluentes do meio ambiente, visto que haverá menos veículos circulando pela cidade”, explicou Lúcio. 

Ele ainda disse que o destaque no relatório foi uma grande surpresa, mas acredita que o produto que criaram têm relação com a temática do relatório deste ano, que é de impacto social e mobilidade urbana. 

Lúcio afirma que no estudo podem ser encontrados os produtos considerados mais interessantes em termos de tecnologia e desenvolvimento e que, esse reconhecimento é um sinal de que o trabalho do trio está dando certo já logo no início da caminhada. 

Segundo o coordenador do Ambiente de inovação da Universidade Franciscana, professor Lissandro Dornelles Dalla Nora, colocar em funcionamento uma ideia de negócios tem entre seus principais desafios a identificação do mercado que sua proposta tem potencial de transformar a demandas de uma sociedade. 

“Ser citada em pesquisa de nível internacional proporciona a empresa entender que seu modelo de negócios e a forma como estão desenvolvendo sua ideia possui níveis de inovação e permite ampliar sua caminhada para o sucesso de seu projeto, com o lançamento de seu produto para o mercado previsto, além de observar novos mercados em nível mundial para seu modelo de negócios atender. Abre ainda portas para encontrar parceiros na caminhada empreendedora rumo a sustentabilidade da empresa", finalizou o docente. 

A ‘Vambora’ ainda está em fase de testes e desenvolvimento do aplicativo, mas já busca patrocinadores para custear a plataforma. Mais informações sobre o App podem ser obtidas junto ao Ambiente de Inovação da UFN pelo telefone 3220-1200, ramal 9229. 


Texto: Carolina Teixeira / Jornalista Assecom
Imagens: Mark Brausntein / Fotógrafo Assecom


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