Egresso é aprovado em doutorado na Alemanha Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/09/2018

Egresso do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Franciscana, Charles Steinmetz, é aprovado em doutorado na Alemanha. Ele fará o curso na Carl von Ossietzky Universität Oldenburg, Universidade localizada na cidade de Oldemburgo. Além disso, o egresso da UFN trabalhará, também, como Pesquisador Assistente na Hochschule Hamm-Lippstadt, instituição localizada na cidade de Lippstadt.

Charles é natural da cidade de Cerro Largo, no interior do Rio Grande do Sul, e durante a graduação, participou de dois projetos de iniciação científica onde teve o primeiro contato com a pesquisa acadêmica.

Ao final do curso, em 2015, ele já contava com um currículo interessante para continuar na área da pesquisa e, com apoio de professores, resolveu aplicá-la na pós-graduação.

O projeto do egresso foi aprovado em cinco programas de pós-graduação, e ele optou por fazer o curso no Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Durante o semestre, Charles teve a oportunidade de fazer um estágio na Alemanha, por meio de um projeto entre a UFRGS e a Universidade alemã de Münster, onde ficou por 11 meses.

“Lá tive a oportunidade de interagir com grupos de pesquisas muito fortes na academia além de, é claro, conhecer uma cultura diferente da nossa. Durante esse estágio, conheci o professor, e atualmente meu orientador de doutorado, que, ao ver o meu trabalho, ofereceu uma vaga de doutorado e um emprego na universidade, através do qual eu recebo meu salário para viver aqui”, relata Charles.

Segundo o egresso, existem inúmeras oportunidades na Alemanha, mas é importante que os estudantes se insiram no meio educacional da região para se tornarem conhecidos, participando de conferências, por exemplo. Desta forma, fica mais fácil de ingressar na universidade para pós-graduação, como Doutorado.

Charles trabalhará junto de um professor alemão, na universidade de Lippstadt, onde desenvolverá projetos com empresas, principalmente no setor automobilístico, auxiliando alunos de graduação. Já no doutorado, ele buscará focar na produção de artigos científicos sobre os resultados obtidos no decorrer dos projetos.

“Acredito que essa experiência será muito valiosa. Ela ajudará a me preparar para minha profissão e espero que eu consiga aprender muitas coisas novas, além de trazer para cá o conhecimento que adquiri no Brasil durante minha formação”, relata.

Na Alemanha, as teses de doutorado precisam ter aplicação na indústria. Desta forma, ele espera desenvolver um bom trabalho, para assim, surgir novas oportunidades em sua carreira.

Texto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo
Fotografia: Divulgação