Egresso de Sistemas de Informação lança aplicativo Easy Cópias Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/08/2018

O egresso do Curso de Sistemas de Informação, Luiz Antônio Rodrigues Junior, lançou um aplicativo que promete revolucionar a maneira como os alunos se relacionam com as fotocópias.

O Easy Cópias tem como objetivo principal acabar com as filas de espera nas lojas, pois ele vai funcionar como um mediador, permitindo que o aluno possa pedir o material direto do seu celular. Dessa forma, a única ação que o aluno irá precisar fazer é passar no local para efetuar o pagamento e levar o seu material, que já vai estar impresso.

Luiz conta que se inspirou na vivência acadêmica para a construção do aplicativo. Isso por não tinha tempo livre para ir à loja fazer as cópias solicitadas nas disciplinas, durante a graduação em Sistemas de Informação.

Após se formar, ao final de 2016, o então egresso fez uma pesquisa de mercado com as gráficas, e decidiu investir no aplicativo, junto de seu orientador Fernando Sarturi Prass, coordenador do Laboratório de Práticas do curso.

Fernando Prass conta que a sua parte na construção do aplicativo era passar a visão de mercado para o aluno, além de lhe auxiliar no processo acadêmico e de como transformar o seu TFG em recursos, para que o aplicativo pudesse ser criado.

Ainda que a tecnologia esteja modificando a forma como se consomem os materiais de leitura físicos, ele defende que alguns cursos seguem fiéis ao papel, como Direito, Medicina e Jornalismo. E mesmo aqueles que tem o seu material de estudo disponibilizados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, alguns ainda preferem ler no papel.

“O aplicativo une a praticidade dos aplicativos de celular à necessidade de solucionar as grandes filas que se formam todos os dias nas fotocopiadoras. Acredito que vai levar muito tempo até que o papel suma, se é que ele vá sumir um dia”, relata o docente.

Por enquanto, o Easy Cópias funciona apenas para pedidos a serem realizados na Livraria do Frade, localizada no interior da Universidade Franciscana.

“Devido a uma relação próxima com o proprietário do local, a gente resolveu lançar o piloto com ele, que tem ajudado muito com divulgação. E, também, porque conforme o piloto for rodando e a ideia se espalhando, vamos conseguir divulgar para outras empresas”, explica o egresso, que conta ter o objetivo de expandir o alcance do aplicativo para outras cidades.

O Easy Cópias está disponível nas lojas de aplicativos das plataformas Android e IoS, e também possui site, onde oferece três opções de impressão: fotocópia das pastas dos professores, impressão de documentos enviados pelo usuário, e pedidos de plotagem. Ao se cadastrar, o usuário passa a receber notificações sobre o andamento do processo solicitado.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária de Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein