Egressa recebe prêmio do Instituto Nacional de Tecnologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/09/2018

Egressa do Curso de Design da Universidade Franciscana recebe prêmio de melhor trabalho da área de Engenharias, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

A premiação ocorreu durante o Seminário Interno de Acompanhamento do Programa de Capacitação Institucional (PCI), que é um programa instituído pelo CNPq em Institutos de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), realizado no mês de agosto.

Luiza Beck Arigoni apresentou uma pesquisa voltada ao desenvolvimento de equipamentos para Tecnologia Assistiva, bem como dados de avaliação dos protótipos desenvolvidos.

“Foi uma surpresa diante da qualidade do trabalho desenvolvido pelos demais colegas do Programa de Capacitação Institucional. É um sinal que estou trilhando um caminho certo e que foi, principalmente, uma demonstração da pertinência do trabalho em Tecnologia Assistiva no Brasil”, explicou a egressa.

Ela integra o Instituto como bolsista do Núcleo de Tecnologia Assistiva desde 2017, e atua como pesquisadora e designer de projetos de dispositivos de tecnologia assistiva, os quais são produtos projetados com intuito de promover a funcionalidade, autonomia e independência de pessoas idosas, com restrições de funcionalidades ou deficientes físicos.

Há um ano nesse ramo, Luiza trabalha em diferentes fases que compõem os projetos. Mas, especialmente, ela atua na investigação de aspectos de interação das pessoas com os produtos, afim de potencializar suas possibilidades de atividade e participação, e promover experiências de uso mais positivas.

O seminário foi voltado a apresentação de trabalhos dos bolsistas do Programa de Capacitação Institucional (PCI) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e de Iniciação Científica (PIBIC). Ao todo, 58 bolsistas apresentaram seus trabalhos em diversas áreas técnicas do Instituto Nacional de Tecnologia.

Texto: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo
Fotografia: Divulgação