Egressa da UFN cria aplicativo que colabora no aprendizado Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/08/2018

O uso constante do celular em sala de aula é algo que pode tirar a atenção dos alunos e prejudicar o aprendizado. Para os professores, esse é mais um desafio na hora de ensinar o conteúdo.

Na busca por trazer soluções para essa problemática, uma egressa de Doutorado da Universidade Franciscana, juntamente com seu aluno Rafael, desenvolveram um aplicativo que realiza os cruzamentos e cálculos de genética. Assim, se propõem que o celular se torne um aliado durante as aulas.

Formada na primeira turma do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), Camila Copetti atua como professora no curso Técnico de Informática do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus de Santo Augusto.

O aluno Rafael de Ramos Lutz, do curso de Informática, na mesma Instituição. Na prática, o aplicativo criado por eles executa cálculos de cruzamentos genéticos baseados na Primeira e Segunda Lei de Mendel.

Camila explica que o aplicativo não é capaz de realizar todo processo de raciocínio exigido nas atividades, sendo necessário que os alunos aprendam o conteúdo para saber aplicar na ‘’calculadora’’. Ainda assim, a egressa garante que por meio deste mecanismo é possível qualificar o aprendizado.

O experimento deu tão certo que foi premiado como vencedor da feira de Ciências do IFFar Santo Augusto no ano passado. E o mais importante: o teste em sala de aula teve aprovação dos alunos e já está dando bons resultados.

‘’Eu pude notar que eles ficaram mais empolgados e a aula se tornou mais atrativa com a utilização do aplicativo, com certeza, isso se reflete no desenvolvimento e no aprendizado pois eles estão mais envolvidos com a aula’’, afirma.

Camila conta que a sua inspiração para criar o produto surgiu de um impulso fortalecido nas aulas do PPGECIMAT. Durante o Doutorado, ela disse ter se sentido constantemente desafiada a pensar novos formatos para a sua prática como docente, por isso, desenvolveu um mecanismo que impactasse no ensino.

Para a coordenadora do PPGECIMAT, Thaís do Canto-Dorow, a criação deste produto reflete diretamente a preocupação da Camila em buscar uma prática profissional qualificada.

“Eu fico muito satisfeita em que o curso de Doutorado, aqui realizado, influencia positivamente e inspira a formação e atuação docente. Com isso, penso que o PPGECIMAT está cumprindo com um dos seus objetivos, que é o de formar profissionais harmonizados com os desafios de uma sociedade em que a inovação é central’’, destacou.

O sucesso do aplicativo foi reconhecido também no Instituto Federal Farroupilha, que trabalhou e conseguiu registrar oficialmente o produto como inovação tecnológica, a fim de disponibilizar o acesso para mais professores e estudantes.

O aplicativo, atualmente, já está disponível e o seu acesso pode ser realizado clicando aqui.

Texto: Gilvan Ribeiro / Acadêmico Jornalismo
Fotografias: Divulgação