Educação Ambiental é tema de dissertação do MEHL Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/07/2018

As primeiras defesas do Mestrado em Ensino, Humanidade e Linguagens, MEHL, da Universidade Franciscana, começaram a ser realizadas. Ao todo são 13 defesas, que serão apresentadas durante todo o mês de julho.

A defesa realizada pelo mestrando Cristiano Bittencourt dos Santos, na tarde desta quinta-feira, 12, estuda como a natureza e o meio ambiente se relacionam nos poemas de Cora Coralina, a partir de um sistema de transitividade e do teatro-educação.

Em seu estudo, o mestrando analisou 10 poemas da biografia de Cora Coralina feitos entre os anos de 1965 e 1976. A partir dos poemas,foram construídos uma dramaturgia para cada uma das poesias, desta forma, são propostas 10 práticas para serem aplicadas na sala de aula de como fazer educação ambiental. Assim, cada poema consegue conversar com os alunos sobre temas importantes,como o Big-Bang, a origem do universo, entre outras questões.

 “O trabalho busca olhar para a escola básica e qualificar a mão de obra dos professores afim de incentivar o ensino da educação ambiental nas escolas e ter educandos mais sensíveis”, destaca.

A análise de Cristiano se faz a partir de uma metodologia que especificamente trabalha com marcas relacionadas a natureza e meio ambiente,encontradas na biografia de Cora Coralina, estas textuais e léxicas que geraram dados específicos de cada poema.

No estudo, foram observados os contextos da época e do ambiente vividos por Cora durante a produção dos poemas, e ainda foi feita a análise da linguagem sistêmica funcional utilizada e a análise de conteúdo do texto. 

O MEHL foi criado em agosto de 2016, e é voltado a qualificar professores em ensino de humanidades e linguagens para a pesquisa e prática docente, na educação básica e superior, em espaços formais, não-formais e informais. 

Segundo a professora Elsbeth Léia Spode Becker, o curso também é focado em inovação no ensino. 

“Procuramos implementar novas metodologias de ensino, como as metodologias ativas, para dinamizar o aprendizado dos alunos, que estão cada vez mais inseridos no uso da tecnologia e utilizam as linguagens verbais e não verbais”, explica. 

O trabalho foi realizado sob a orientação da Profª Drª Noemi Boer, e Co-Orientação da Profª Sara Cabral, da UFSM. A banca foi formada pela orientadora Drª. Noemi Boer – UFN, a Drª. Cecília Galvão - Universidade de Lisboa e Drª. Elsbeth Léia Spode Becker - UFN.

Além de Cristiano, outra mestranda já havia realizado a sua defesa. Isis Moraes Zanardi, trouxe como tema “O problema do mal banal e as suas novas manifestações no ensino de humanidades e o compromisso ético-político da educação após Auschwitz”. Ela apresentou no dia 5 de julho e teve como orientador o Dr. Marcos Alexandre Alves. 


Confira as datas das próximas defesas do Mehl:


Título: Formação continuada: desafios e possibilidades frente ao processo de inclusão de alunos com deficiência na escola regular de ensino
Aluna: NeivaTerezinha Chervenski Escobar
Data: 18/07/2018
Horário: 9h30min
Local: Sala 715 –Prédio 16 – Conjunto III
Orientadora: Drª.Janaína Pereira Pretto Carlesso
Banca: Drª. Janaína Pereira Pretto Carlesso – Universidade Franciscana, Drª. Eliana da Costa Pereira de Menezes – Universidade Federal de Santa Maria e Drª. Fernanda Figueira Marquezan – Universidade Franciscana.


Título: O ensino de História e Geografia na pós-modernidade: os desafios e as possibilidades das multimodalidades e das tecnologias
Aluno: Augusto Russini
Data: 19/07/2018
Horário: 9h
Local: Sala 709 –Prédio 16 – Conjunto III
Orientadora: Drª.Elsbeth Léia Spode Becker
Banca: Drª.Elsbeth Léia Spode Becker – Universidade Franciscana, Dr. Antonio Carlos Castrogiovanni- Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Drª. Noemi Boer – Universidade Franciscana.


Título: As representações de alfabetização e letramento por professores do Ensino Fundamental I, da EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro
Aluna: Daniele da Silva Martins
Data: 20/07/2018
Horário: 14h
Local: Sala 709 –Prédio 16 – Conjunto III
Orientadora: Drª. Valeria Iensen Bortoluzzi
Banca: Drª. Valeria Iensen Bortoluzzi – Universidade Franciscana, Drª. Francieli Matzenbacher Pinton –Universidade Federal de Santa Maria e Drª. Liane Batistela Kist – Universidade Franciscana.


Título: As percepções e os significados de escola para os estudantes adolescentes: um estudo de caso no Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari
Aluna: Maria Rute Depoi da Silva
Data: 20/07/2018
Horário: 16h
Local: Sala 715 –Prédio 16 – Conjunto III
Orientadora: Drª. Marcele Pereira da Rosa Zucolotto
Banca: Drª. Marcele Pereira da Rosa Zucolotto – Universidade Franciscana, Dr. Ricardo Antonio Rodrigues – Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari e Drª. Fernanda Figueira Marquezan – Universidade Franciscana.


Título: Os recursos semióticos em vídeo-resenhas de booktubers como estratégia de incentivo à leitura
Aluna: Janete Correia Vargas
Data: 20/07/2018
Horário: 16h30min
Local: Sala 709 –Prédio 16 – Conjunto III
Orientadora: Drª.Valeria Iensen Bortoluzzi
Banca: Drª. Valeria Iensen Bortoluzzi – Universidade Franciscana, Drª. Carla Callegaro Corrêa Kader – Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul e Drª. Najara Ferrari Pinheiro – Universidade Franciscana.

Texto: Fernando Cezar / Acadêmico Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein


6º 
Título: Estudos de múltiplos casos de práticas educomunicativas em escolas de Santa Maria - RS
Aluno: Marcos Pinheiro Dias
Data: 30/07/2018
Horário: 14h
Local: Sala 709 –Prédio 16 – Conjunto III
Orientadora: Drª. Taís Steffenello Ghisleni
Banca: Drª. Taís Steffenello Ghisleni – Universidade Franciscana, Dr. Maicon Elias Kroth - Universidade Federal de Santa Maria e Drª. Elsbeth Léia Spode Becker – Universidade Franciscana.

7º 
Título: A influência da políticas neoliberais no ensino de História nos Anos Finais do Ensino Superior
Aluna: Magdale Machado Catelan
Data: 31/07/2018
Horário: 9h
Local: Sala 709 –Prédio 16 – Conjunto III
Orientador: Dr.Leonardo Guedes Henn
Banca: Dr.Leonardo Guedes Henn – Universidade Franciscana, Drª. José Iran Ribeiro – Universidade Federal de Santa Maria e Drª. Eliane Aparecida Galvão dos Santos –Universidade Franciscana.


Título: Os impactos da formação continuada de professores na modalidade da Educação do Campo
Aluna: Maria Goretti Rocha Farias
Data: 31/07/2018
Horário: 14h
Local: Sala 709 –Prédio 16 – Conjunto III
Orientadora: Drª. Eliane Aparecida Galvão dos Santos
Banca: Drª. Eliane Aparecida Galvão dos Santos – Universidade Franciscana, Drª. Denise da Silva – Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito e Drª. Fernanda Figueira Marquezan – Universidade Franciscana.

9º 
Título: A contribuição do Pibid História UFN na formação inicial e continuada dos bolsistas supervisores, bolsistas ID egressos e bolsistas id egressos na Pós-Graduação Stricto Sensu
Aluna: Jociléia Scherer
Data: 31/07/2018
Horário: 14h
Local: Sala 715 –Prédio 16 – Conjunto III
Orientador: Dr. Leonardo Guedes Henn
Banca: Dr.Leonardo Guedes Henn – Universidade Franciscana, Drª. Cristiane Antonia Hauschild – Universidade do Vale do Taquari e Drª. Fernanda Figueira Marquezan– Universidade Franciscana.

10º
Título: A avaliação no processo de ensino e aprendizagem e a articulação com os resultados do IDEB: um estudo com professores dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS
Aluna: Cláudia Bassoaldo Ramos
Data: 31/07/2018
Horário: 16h
Local: Sala 709 –Prédio 16 – Conjunto III
Orientadora: Drª. Eliane Aparecida Galvão dos Santos
Banca: Drª. Eliane Aparecida Galvão dos Santos – Universidade Franciscana, Drª. Elisiane Machado Lunardi – Universidade Federal de Santa Maria e Drª. Fernanda Figueira Marquezan – Universidade Franciscana


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação