Ecossistema de Inovação da UFN é apresentado à comunidade universitária Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/08/2023

Uma reunião geral, realizada nesta segunda-feira (7 de agosto), com os docentes e técnicos administrativos da Universidade Franciscana (UFN) marcou a apresentação do conceito do ecossistema de inovação que abrange a Incubadora Tecnológica, a Agência de Inovação, o Itec Park UFN e os Laboratórios de Ensino e Pesquisa, além da prestação de serviços e ações ligadas a estes espaços. Reunidos no Salão de Atos do Prédio 1 – Conjunto I, a comunidade universitária tomou conhecimento do programa que tem como missão a prospecção de conhecimentos, produtos e serviços que amplia a conexão entre a UFN e a sociedade gerando novas modalidades de sustentabilidade institucional.

“Este será um semestre rico em atividades e com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica e por isso estamos aqui, para comunicar o novo impulso que a Universidade está tomando onde todos os cursos poderão ter espaço e colaboração. São atividades que precisam ser planejadas conjuntamente a curto e médio prazo. É esta ideia de conexão que queremos compartilhar nesta tarde, um modelo de construção coletiva que interliga a tecnologia com o conhecimento, o ensino e o saber”, explicou a Reitora Iraní Rupolo, ao conectar este novo projeto que irá abrigar, além do Itec Park e dos espaços tecnológicos, a UFN TV; Editora UFN; Biblioteca; cursos de Graduação, Pós-graduação e Capacitação; e os projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica.

A estrutura está sendo concebida e qualificada para atrair pessoas com espírito empreendedor, negócios intensivos em conhecimento e investimentos. Além desenvolver e combinar ativos de infraestrutura, científicos, tecnológicos, educacionais e sociais que serão conectados com valor serviços agregados a fim de potencializar o desenvolvimento econômico sustentável e a prosperidade com e para a comunidade. Já o ITEC Park UFN é uma organização gerida por profissionais especializados, cujo principal objetivo é aumentar a riqueza da sua comunidade através da promoção da cultura de inovação e da competitividade dos negócios e instituições de base do conhecimento que lhe estão associados.

Este direcionamento que está tomando forma não é algo novo na UFN já que, desde 2005, a Instituição está conectada a projetos inovadores de transformação local como é o caso do ‘Comitê de Empreendedorismo’, passando por ações como a Incubadora Tecnológica e o Ambiente de Inovação que já apoiou a caminhada profissional de 58 empresas que geram impacto positivo nas comunidades onde estão inseridas. Além de, atualmente, contar com outras 23 startups incubadas que são protagonistas na prestação de serviços e na geração de movimento econômico.

Nós estamos bem posicionados no que tange à inovação e, principalmente, o conhecimento que é gerado dentro da UFN impacta a sociedade de forma expressiva. Assim, temos que pensar em conectar tecnologia com todas as áreas do conhecimento e esses espaços são ambientes que partem de uma qualificação e, desta forma, captam saberes e investimentos. A Universidade está sempre se mostrando competitiva, estando um passo à frente nas tecnologias ao pensar neste projeto onde há conexões para transformar a comunidade”, destaca o professor Lissandro Dalla Nora, Diretor do ITEC Park UFN.