Doutoranda da Suécia visita a UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/12/2019

O Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da Universidade Franciscana recebeu a visita de uma intercambista vinda da Suécia.

A doutoranda Lucia Amaranta Thompson, da Universidade de Lund, veio ao Brasil, para a coleta de dados de sua pesquisa. Entrou em contato com a Profª Drª Luciane Najar Smeha em função do trabalho realizado no projeto de pesquisa “Maternidade em contextos adversos”.

O interesse de Lucia está ligado a realização de seu doutorado junto ao Departamento de Estudos de Gênero da Universidade de Lund, que trabalha com a tradição da teoria feminista, explorando as complexidades de gênero em nível local, nacional e global. Especificamente, ela pesquisa a mulher no sistema carcerário brasileiro, com orientação da professora Lena Karlsson e Diana Mulinari.

Durante as reuniões com a professora Luciane, docente do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil, a doutoranda conheceu o produto das dissertações das egressas Nelia Portugal Flores e Liziane Falleiros de Arruda, onde trabalharam sobre a maternidade no contexto da prisão, gerando o documentário: “Um abraço sem grades”. O outro estudo, de autoria da egressa Liziane, abordou as cuidadoras dos filhos(as) das presas, este estudo culminou no documentário: “Mulheres que cuidam”.

Além disso, Lucia também teve acesso às publicações oriundas das pesquisas do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil, firmando, assim, a parceria para trabalhos em conjunto.